Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Governo do Amazonas mantém serviços essenciais para a população durante feriado do Dia da Consciência Negra e ponto facultativo na sexta
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas mantém serviços essenciais para a população durante feriado do Dia da Consciência Negra e ponto facultativo na sexta
Executivo

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais para a população durante feriado do Dia da Consciência Negra e ponto facultativo na sexta

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

As centrais de flagrantes da Polícia Civil e os atendimentos de urgência e emergência de saúde estão entre os serviços mantidos

Foto: Antonio Lima e Arquivo/Secom

O Governo do Amazonas manterá o funcionamento dos serviços essenciais nas repartições públicas estaduais durante o feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20/11), e durante o ponto facultativo, na sexta-feira (21/11), decretado em razão da necessidade da contenção de gastos com o funcionamento da máquina administrativa.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) mantém os serviços essenciais durante o feriado prolongado, com a continuidade dos atendimentos do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no bairro Parque 10, zona centro-sul, e Casa Abrigo funcionando normalmente no regime de 24h. Os PACs São José, Via Norte, Compensa, Alvorada, Leste, Parque 10 e Studio 5 funcionam até esta quarta-feira (19/11) e retornam os atendimentos na segunda-feira (24/11).

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) informa que, na quinta-feira (20/11), as cozinhas e restaurantes populares do programa Prato Cheio não irão funcionar. Na sexta-feira (21/11), ponto facultativo, cozinhas e restaurantes estarão em funcionamento. E no sábado (22/11), apenas as cozinhas funcionarão normalmente.

Por sua vez, os sete centros de convivência não funcionarão nos dias 20 e 21 de novembro. As atividades retornam normalmente na segunda-feira (24/11).

Segurança

As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Foto: Antonio Lima e Arquivo/Secom

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normalmente, na segunda-feira (24/11), das 8h às 17h.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que os serviços oferecidos nas 25 unidades de urgência e emergência serão mantidos em plantão de 24 horas, durante o feriado desta quinta-feira (20/11), e no ponto facultativo, na sexta-feira (21/11), assim como no fim de semana.

Nesse período, em casos de urgência e emergência, funcionarão os três prontos-socorros adultos e três infantis, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), situados em todas as zonas da capital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campo Sales, no bairro Tarumã e José Rodrigues, Cidade Nova.

A SES-AM informa que o atendimento às grávidas também seguirá sem alterações, nas sete maternidades do Estado; e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) funcionará normalmente, 24 horas por dia, durante o feriado.

Foto: Antonio Lima e Arquivo/Secom

Todos os 61 municípios, informou a secretária, dispõem de hospitais funcionando em regime de plantão 24 horas. A SES-AM também auxilia os municípios com uma logística de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, em caso de urgência na transferência de pacientes para a capital, além de uma frota terrestre de ambulâncias para dar agilidade no atendimento. Essas unidades utilizam o protocolo de classificação de risco, que identifica o atendimento prioritário.

Fundações

Durante o feriado, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), no bairro Chapada, zona centro-sul, funcionará normalmente, das 7h às 18h, para coleta de sangue. A Fundação destaca que os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente durante o feriado. Os serviços ambulatoriais e a realização de exames retornam às atividades na segunda-feira (24/11).

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), no Dom Pedro, na zona centro-oeste, informa que o atendimento de urgência e emergência para os pacientes da unidade e os regulados vai funcionar normalmente durante o feriado. O atendimento ambulatorial e a realização de exames laboratoriais retornam na segunda-feira (24/11).

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), os tratamentos de radioterapia e quimioterapia e as consultas agendadas de oncologia clínica ocorrerão normalmente. O laboratório de análises clínicas atenderá, na quinta e sexta-feira (20 e 21/11), das 7h às 13h. Os serviços de consultas, curativos, marcação de consulta, triagem, endoscopia, setor de imagem, fisioterapia, odontologia, farmácia ambulatorial, serviço social, patologia, psicologia e os setores administrativos retornam na segunda-feira (24/11); o setor de urgência e emergência mantém o atendimento 24 horas.

O Cepcolu, Ambulatório da Dor e Laboratório de Análises Clínicas terão atendimento para pacientes previamente agendados apenas na sexta-feira (21/11), das 7h às 18h.

Na Fundação Hospital Francisca Mendes (FHFM), os procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência e cirurgias programadas vão funcionar normalmente durante o feriado. Os atendimentos ambulatoriais retornam na segunda-feira (24/11).

Na Fundação Hospital Adriano Jorge (Fhaj), as cirurgias eletivas acontecerão conforme agendamento prévio. Os atendimentos ambulatoriais serão retomados na segunda-feira (24/11).

Na Fundação Alfredo da Matta (Fhuam) as cirurgias eletivas acontecerão conforme agendamento prévio. Os atendimentos ambulatoriais serão retomados na segunda-feira (24/11).

Atendimento ambulatorial

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, retornam às atividades na segunda-feira (24/11). As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.

Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que não haverá atendimento entre os dias 20 e 23 de novembro, em decorrência do decreto governamental.

Os serviços de atendimento retornam na segunda-feira (24/11). Lembrando que irão ocorrer normalmente os treinamentos realizados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) durante este período.

Educação

Devido ao decreto governamental, não haverá aula nas escolas da rede estadual de ensino e não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades será na segunda-feira (24/11).

Cultura

Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa funcionarão em horários diferenciados no feriado do Dia da Consciência Negra, na quinta-feira (20/11), e no ponto facultativo da sexta-feira (21/11).

O Teatro Amazonas estará aberto para visitação das 9h às 13h na quinta-feira. Na sexta-feira, o espaço turístico estará aberto para visitações das 9h às 17h. O Museu do Seringal permanecerá fechado no feriado de quinta-feira, retomando as visitações na sexta-feira, das 9h às 15h. Na quinta e na sexta-feira, a Galeria do Largo funcionará em horário normal, das 15h às 20h, com acesso gratuito às exposições em cartaz.

Os seguintes espaços culturais permanecerão fechados nos dois dias, retomando o funcionamento no sábado (22/11): Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça.

O Palacete Provincial e a Biblioteca Pública do Amazonas permanecerão fechados no período de 20 a 22 de novembro, retornando às atividades na segunda-feira (24/11).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Amazonas Filarmônica encerra a temporada 2025 com concerto monumental no Teatro Amazonas

Por Redacao 1 hora atrás

Amazonas contribui para debate na COP30 sobre políticas públicas integradas e programa Arpa Comunidades

Por Redacao 2 horas atrás

Sefaz disponibiliza aplicativo Nota Fiscal Fácil para simplificar emissão de notas fiscais no Amazonas

Por Redacao 2 horas atrás

Inscrições para os Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas se encerram sexta-feira

Por Redacao 2 horas atrás

Detran-AM apresenta ações durante Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade em Gramado

Por Redacao 3 horas atrás

Delphina Aziz passa a compor rede nacional de hospitais e serviços inteligentes do SUS, do Ministério da Saúde

Por Redacao 18 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?