Prêmio nacional em Educação garantiu a participação das estudantes da terceira série do Ensino Médio na COP30


Alunas do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus, embarcaram, nesta segunda-feira (17/11), com destino a Belém, onde contribuirão com as discussões que definirão o futuro do planeta. O projeto “O diálogo com a natureza: povos indígenas e a sustentabilidade”, desenvolvido por estudantes da terceira série do Ensino Médio, foi vencedor, entre 1,5 mil projetos de todo o Brasil, do “Prêmio Criativos da Escola + Natureza”. Promovido pelo Instituto Alana, o prêmio garante a participação das alunas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), entre os dias 17 e 21 de novembro.
O projeto, que está em seu terceiro ano de execução na escola, envolve alunos do Ensino Médio em pesquisas teóricas e de campo sobre etnias indígenas que vivem na Amazônia, tendo como premissa a valorização dos saberes dos povos indígenas da região como resposta aos desafios ambientais agravados pela crise climática. Por meio do diálogo com pertencentes das etnias e lideranças indígenas, os estudantes obtêm uma melhor compreensão da sabedoria ancestral para a elaboração de soluções práticas e sustentáveis para o meio ambiente.
A partir de visitas ao Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, localizado Centro de Manaus, estudantes e professores perceberam que poderiam aprender sobre preservação com os povos que há anos vivem em harmonia com a floresta, tirando dela o essencial para sua sobrevivência, sem degradá-la. Além das pesquisas, o projeto também implementou na escola os “Jogos indígenas”, envolvendo o corpo estudantil em uma imersão cultural dos povos originários.
“Nós temos essa oportunidade de apresentar para pessoas do mundo inteiro a nossa realidade, a nossa cultura, a nossa ancestralidade, e também tentar respostas para o que nós vivemos”, destacou a professora Márcia Gomes, coordenadora do projeto.
A aluna Jhulie Haddad, 17, da 3ª série do Ensino Médio, é uma das representantes da unidade de ensino na COP30. A estudante conta que, por meio do projeto, passou a ter uma nova percepção sobre as culturas indígenas, a sustentabilidade e o respeito à Amazônia, e destaca as reuniões e os treinamentos com a equipe do Instituto Alana como uma etapa essencial para a participação na Conferência.
“Como vamos para a COP, nós estudamos, temos reuniões com o instituto Alana e o Criativos da Escola para, justamente, nos prepararmos para estar lá e isso é muito legal porque nós temos trocas culturais nessas reuniões”, contou a aluna.
Discutir o futuro com o olhar dos jovens
Além da participação dos estudantes do Instituto de Educação do Amazonas, outros estudantes da rede estadual de ensino também compartilharão suas ideias nas discussões sobre o futuro do planeta na COP30. Durante a passagem pela 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em outubro de 2025, 12 estudantes de seis municípios do estado participaram da elaboração da “Carta de Compromisso das Crianças e Jovens pelo Futuro do Planeta”, e da “Carta Musical Raiz que Floresce”, que serão entregues pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos demais chefes de estado presentes na conferência.
Os documentos foram elaborados pelos jovens delegados inspirados na lenda guarani Terra sem Males, uma narrativa ancestral que expressa o desejo por uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. As cartas contêm os compromissos construídos coletivamente durante a conferência, entre eles o entendimento de que não existem problemas ambientais, apenas sintomas ambientais dos problemas causados pelos seres humanos, e o comprometimento com o apoio à luta e resistência de povos indígenas, comunidades quilombolas, agricultores familiares para a transformação social e ambiental por meio de suas tecnologias ancestrais.
Muito mais que o engajamento em prol da transformação de um futuro que começa agora, a participação dos estudantes na Conferência ressalta o compromisso com uma educação ambiental que contribui para a justiça climática a partir de discussões realizadas no ambiente escolar.