Vinte e sete atletas do Amazonas disputam a maior competição escolar paralímpica do mundo

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A delegação amazonense embarcou, nesta segunda-feira (17/11), para São Paulo, onde será realizada a edição 2025 das Paralimpíadas Escolares, maior evento do mundo promovido para crianças e adolescentes com deficiência em idade escolar. Ao todo, o Amazonas contará com 27 atletas, acompanhados por 26 profissionais, entre treinadores e staff, que representarão o estado em sete modalidades esportivas.
A competição, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá mais de 2 mil atletas de todas as unidades federativas, com disputas divididas em duas fases, desta segunda-feira (17/11) até 28 de novembro. Os amazonenses participam das provas de atletismo, halterofilismo, badminton, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e, pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares, do judô paralímpico. A depender dos resultados, atletas do estado podem se classificar para representar o Brasil em seleções nacionais de suas modalidades.
Para o professor Joniferson Vieira, chefe da delegação e docente da rede estadual de ensino, a participação dos estudantes amazonenses no evento representa mais do que desempenho esportivo.
“As Paralimpíadas Escolares são uma oportunidade de inclusão e vivência. É um momento em que nossos atletas conhecem outras realidades, se veem em seus semelhantes e descobrem novas possibilidades. O nível da competição é muito alto e eles se superam a cada prova”, destacou Joniferson.
Entre os destaques da equipe está Thayla de Oliveira, de 15 anos, estudante da Escola Estadual (EE) Professora Hilda de Azevedo Tribuzi. Atleta do atletismo, ela disputará as provas de 100, 200 e 400 metros. Esta é a segunda vez que a jovem participa das Paralimpíadas Escolares e ela afirma estar motivada para representar o Amazonas.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Estou muito feliz com a viagem. É uma honra competir pelo meu estado e minha expectativa é conquistar medalhas. Treinei bastante e quero dar o meu melhor”, afirmou Thayla.
A equipe amazonense segue confiante para a disputa e reforça o compromisso com a inclusão, o esporte e o desenvolvimento pleno dos estudantes atletas. Nos próximos dias, os jovens iniciam as primeiras provas e levam ao país o talento e a determinação que marcam o paradesporto do Amazonas.