O mutirão de serviços fortalece o cuidado, promove informação e aproxima a vigilância em saúde do cotidiano das famílias

FOTO: Aline Reis/FVS-RCP
Buscando ampliar o acesso da população a orientações de saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou, nesta sexta-feira (28/11), da campanha “De Portas Abertas”, promovida pelo SEST SENAT, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
A ação reúne serviços gratuitos de saúde, educação, esporte e cidadania, aproximando a população de informações essenciais, especialmente em períodos de maior risco para doenças sazonais.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da presença da instituição. “Participar dessa ação aproxima a vigilância em saúde das pessoas. Prevenir doenças começa com informação correta e orientação acessível. Estar junto da comunidade é fundamental para fortalecer o cuidado no Amazonas”, afirma.
O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, reforça a atenção necessária neste período do ano. “Essas ações permitem que a população receba informações essenciais sobre prevenção, especialmente com o aumento das chuvas, quando se multiplicam os criadouros do Aedes aegypti. Quanto mais conhecimento compartilhamos, mais protegidas ficam as famílias”, destaca.
Para a técnica de enfermagem Gabrielle Alves, a prevenção começa com pequenas atitudes. “Reservar dez minutinhos para cuidar da casa faz toda diferença. Na época das chuvas, qualquer acúmulo de água vira foco. Tenho crianças e idosas em casa e sei como é importante evitar o mosquito e doenças”, detalha.
O coordenador de Promoção Social do SEST SENAT, Elton Araújo, ressalta a atuação da FVS-RCP na educação em saúde. “A Fundação é referência em trabalhar prevenção de forma lúdica. Os personagens da ‘moquita’ do Aedes aegypti e o Zé Gotinha foram sucesso entre as crianças e chamaram a atenção do público para o autocuidado”, afirma.
A programação intensa do evento social contribuiu para o acesso a orientações preventivas, ações educativas, atividades esportivas e diversos serviços gratuitos, reforçando a importância do cuidado contínuo e da informação para proteger a saúde da comunidade.