A capacitação será formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica

Foto: Paulo Bahia /CBMAM
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai formar brigadistas em parceria com a Associação Comercial do Amazonas (ACA). A iniciativa foi detalhada pelo comandante-geral da instituição, Coronel Orieliso Muniz, durante reunião com a entidade, na noite de quarta-feira (19/11).
A capacitação será formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, que deverá ser formalizado nos próximos meses. “Isso vai trazer mais segurança para os estabelecimentos comerciais e não apenas para os funcionários, mas para todas as pessoas que transitam pelos estabelecimentos comerciais”, afirmou o comandante-geral.
“O comandante apresentou números, dados da expansão de toda a tecnologia que está sendo empregada no Corpo de Bombeiros. A gente sabe que isso traz uma sensação de segurança para a população”, pontuou o presidente da ACA, Bruno Loureiro Pinheiro.


Durante o encontro, Muniz também apresentou um balanço dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas na corporação. Em 2025, o Amazonas saiu de 11 para 22 cidades com bases permanentes do Corpo de Bombeiros.
O investimento está sendo feio por meio da implantação de Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), em parceria com as prefeituras. Esse é o maior projeto de expansão da corporação.