Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Cigás testa protocolos de segurança em Simulado de Emergência e orienta a população sobre a ação
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Cigás testa protocolos de segurança em Simulado de Emergência e orienta a população sobre a ação
Executivo

Cigás testa protocolos de segurança em Simulado de Emergência e orienta a população sobre a ação

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Equipes de sensibilização atuaram no trabalho de informar previamente a comunidade sobre o exercício simulado

Foto: Divulgação/Cigás

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizará na quarta-feira (12/11), a partir das 9h, o 11º Simulado de Emergência de Gás Natural, no Complexo Viário Lydia da Eira Corrêa (próximo ao Terminal 7), zona norte de Manaus. A iniciativa, realizada anualmente, tem o objetivo de aperfeiçoar os procedimentos de segurança operacional e fortalecer a integração entre as equipes da Cigás e os órgãos públicos envolvidos, a fim de garantir respostas ágeis e eficientes em situações de emergência.

De acordo com a gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS) da Companhia, Niaracir Campos, o simulado representa uma importante ação de preparo técnico e prevenção. E explica que o treinamento possibilita avaliar a eficácia das ações diante de uma ocorrência simulada, considerando aspectos como o tempo de resposta, o controle de riscos, a preservação do meio ambiente e a comunicação entre as equipes.

Uma das etapas importantes no processo de preparação para o exercício é a informação prévia à comunidade da área adjacente ao local onde ocorrerá o simulado. Com isso, a Companhia busca manter o relacionamento estreito e transparente com a comunidade.

Esse trabalho foi desenvolvido durante dois dias. Na ocasião, a equipe orientou a população sobre o objetivo do simulado, destacando que se trata de um treinamento preventivo, sem qualquer risco à comunidade, e que tem como finalidade aperfeiçoar os procedimentos de segurança operacional adotados pela Cigás. Além disso, foram repassadas informações sobre o funcionamento do sistema de gás natural.

O vidraceiro Eugênio Oliveira, que recebeu a equipe em seu ambiente de trabalho, ressaltou a importância de informar a população com antecedência sobre o simulado, explicando que isso permite que as pessoas saibam da realização da atividade e fiquem mais atentas.

Foto: Divulgação/Cigás

O comerciante Ranulfo Pereira ressaltou a transparência com que a Cigás atua na organização do evento, assim como, a importância da comunicação prévia com os moradores. Segundo ele, o aviso antecipado ajuda na compreensão da informação. “É bom a Cigás avisar antecipadamente para não ter nenhum atrito, nenhuma restrição da população do bairro, para as pessoas não se preocuparem”, afirmou o comerciante.

Foto: Divulgação/Cigás

Sistema seguro e monitorado

A Cigás ressalta que nunca houve, no Amazonas, nenhum sinistro na rede de distribuição de gás natural, o que demonstra a segurança e a confiabilidade do sistema. O gás natural distribuído pela Companhia, que conta com monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, realizado pelo seu Centro de Controle Operacional (CCO), e manutenção contínua da rede, assegurando a qualidade e a segurança no fornecimento.

Atualmente, a rede de distribuição da Cigás ultrapassa 350 quilômetros de extensão, atendendo unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e de autogeração/liquefação.

Cenário do Simulado de Emergência de Gás Natural

O cenário do simulado, deste ano, será baseado em uma ocorrência fictícia de escavação mecanizada realizada sobre a rede de gasoduto instalada no local por terceiros. Durante a atividade, o procedimento indevido resultará em dano à infraestrutura do gasoduto, gerando o acionamento imediato dos órgãos competentes para o atendimento à ocorrência.

No decorrer da simulação, enquanto as equipes executam o isolamento da área afetada, um condutor de motocicleta fictício desrespeitará a sinalização de interdição e acabará colidindo com um dos agentes, adicionando complexidade ao exercício e testando a capacidade de resposta integrada dos órgãos envolvidos.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas reforça segurança digital com parceria entre Prodam e Sefaz

Por Redacao 2 horas atrás

Inscrições para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia se encerram nesta segunda-feira

Por Redacao 2 horas atrás

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

Por Redacao 21 horas atrás

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

Por Redacao 21 horas atrás

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

Por Redacao 23 horas atrás

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 23 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?