Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais
Executivo

Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A agenda teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais e a preparação para a instalação do Consulado Honorário do Cazaquistão em Manaus

Foto: Bruno Leão/Sedecti

O Governo do Amazonas recebeu, nesta segunda-feira (17/11), a visita oficial do embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, para avançar em articulações diplomáticas, comerciais e turísticas entre o país centro-asiático e o Estado. O encontro ocorreu na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, com a participação do secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, e do presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Marcel Alexandre.

Representando o secretário titular Serafim Corrêa, o secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar frentes de cooperação.

“A Sedecti está totalmente à disposição para fortalecer esse diálogo. Recentemente estivemos em Macau, na China, apresentando os produtos do Amazonas, e podemos ampliar essa mesma vitrine para o Cazaquistão. Também estamos prontos para facilitar a conexão com instituições estratégicas. Além disso, a Feira da Suframa, em março de 2026, é uma excelente oportunidade para que o Cazaquistão participe e conheça ainda mais o potencial econômico da região”, afirmou.

A agenda teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais e a preparação para a instalação do Consulado Honorário do Cazaquistão em Manaus, prevista para o próximo ano. Segundo o embaixador, Manaus se tornará um ponto estratégico para as relações econômicas e culturais do Cazaquistão no Norte do Brasil.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

“A Amazônia é muito rica em natureza, pessoas e recursos. Temos grande interesse em cooperar com o Amazonas nos setores de negócios e turismo”, afirmou o embaixador Bolat Nussupov.

Durante o encontro, a Embaixada anunciou o início dos trâmites formais para a criação do consulado, que terá como indicado o empresário José Cardoso Neto. Os documentos serão encaminhados ao Itamaraty e, posteriormente, ao Governo do Cazaquistão para emissão do certificado consular.

Além disso, foi discutida a proposta de firmar um Memorando de Entendimento entre o Amazonas e a região de Abaia, unidade administrativa cazaque reconhecida pela forte política ambiental e interesse em cooperações internacionais. O acordo seria semelhante aos já estabelecidos pelo país com estados como Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na pauta econômica, o embaixador destacou o interesse do Cazaquistão em ampliar a importação de frutas tropicais amazônicas, uma vez que o país compra esses produtos, atualmente, de nações como Colômbia e Equador. Em 2025, o Cazaquistão já importou US$ 109,6 mil em castanha-do-pará do Amazonas, demonstrando potencial de expansão comercial.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

Também foi formalizado o convite para que o Estado participe do Climate Regional Summit, considerado o maior evento ambiental da Ásia Central, que reunirá representantes de diversos continentes no próximo ano.

No campo do turismo, o embaixador ressaltou o potencial de inserir o Amazonas no circuito turístico preferido por visitantes cazaques, junto ao Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. A proposta é desenvolver um roteiro integrado “Rio – Iguaçu – Amazônia”, ampliando a chegada de turistas ao Estado.

O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou o papel estratégico dessa aproximação. “O Amazonas tem muito a mostrar ao mundo. Vivemos um momento em que as conexões são fundamentais, e recebemos essa intenção de parceria com muita alegria”, disse.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas aborda toxinas produzidas por fungos em alimentos

Por Redacao 4 horas atrás

IML procura por familiares de Mario José Cordeiro, nascido em Pernambuco, que morreu em Manaus

Por Redacao 5 horas atrás

RecuperaFone: Restituição de aparelhos celulares encerra na quarta-feira, alerta SSP-AM

Por Redacao 6 horas atrás

Estão abertas as inscrições para o seminário sobre humanização no cuidado de crianças e adolescentes, em Coari

Por Redacao 6 horas atrás

Governo Presente: 25ª edição do programa registrou mais de 12,8 mil atendimentos na zona leste de Manaus

Por Redacao 6 horas atrás

Festival DELAS celebra a força feminina nas artes cênicas e aéreas no Teatro da Instalação

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?