Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Aula presencial do curso “Bases para uma educação antirracista” debate educação escolar indígena
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Aula presencial do curso “Bases para uma educação antirracista” debate educação escolar indígena
Executivo

Aula presencial do curso “Bases para uma educação antirracista” debate educação escolar indígena

Redacao 9 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Participaram da atividade diretores, professores, pedagogos e representantes das coordenadorias distritais da capital

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), realizou, nesta terça-feira (19/11), a primeira aula presencial do curso “Bases para uma educação antirracista”, que tem como objetivo contribuir com a equidade educacional nas escolas da rede estadual de ensino.

O curso tem carga horária de 40 horas, distribuídas entre encontros síncronos, assíncronos e aplicação prática nas escolas. As aulas presenciais do curso também são transmitidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) para professores do interior do estado, buscando assim potencializar o desenvolvimento e fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas para a educação antirracista em todo o Amazonas.

O primeiro encontro presencial aconteceu no auditório do Cepan, localizado no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus, e apresentou propostas de práticas pedagógicas voltadas para a Educação das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar indígena.

“Aqui nós vamos estimular os professores da rede a desenvolverem práticas que estimulem as potencialidades e identidades dos estudantes indígenas das Escolas Estaduais do Amazonas”, ressaltou a idealizadora do curso e coordenadora do Cepan Digital, Silvana Barreto.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O evento contou com vários momentos de reflexão acerca da influência da cultura indígena no estado e no Brasil, com exibição de vídeos com conteúdos relacionados ao tema e apresentação do “Ritual da Tucandeira” por indígenas do povo Sateré-Mawé. Sendo o Amazonas o estado com maior número de indígenas do país, a contextualização serviu para mostrar a importância e a atualidade da discussão sobre o tema.

A aula contou com a presença de dois palestrantes: o professor Lenilson Melo, autor de livros que retratam a história da Amazônia, que fez uma exposição histórica da luta indígena no Amazonas; e a professora indígena Marcivana Rodrigues, coordenadora da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), que falou sobre práticas antirracistas.

“A gente precisa falar sobre essas questões, falar sobre como essas crianças são atingidas pelo racismo, que muitas vezes é um racismo que faz adormecer sua identidade, sua raiz indígena”, ressaltou a professora Marcivana.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Para a professora Thaline Fontes, que leciona a disciplina de Geografia na Escola Estadual (EE) Professor Júlio César de Moraes Passos, localizada no bairro Mundo Novo, zona norte de Manaus, o curso alinha a teoria e a prática para que o trabalho com os estudantes em sala de aula seja proveitoso.

“Nesse contexto a gente aprende a importância da identidade, da cultura dos povos indígenas, para que os nossos estudantes possam entender que tudo o que nós temos de identidade, e quem nós somos, vem desses povos”, comentou a professora.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Nos dias 21 de novembro, das 9h às 10h30, e no dia 3 de dezembro, das 15h às 16h30, outras aulas presenciais serão ministradas no auditório do Cepan, onde os cursistas poderão discutir práticas antirracistas para a educação quilombola e compartilhar as práticas pedagógicas aprendidas.

O post Aula presencial do curso “Bases para uma educação antirracista” debate educação escolar indígena apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Detran-AM entrega 305 kits de segurança para mototaxistas de Anori e Beruri

Por Redacao 19 horas atrás

Treinamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas simula resgate de 25 vítimas em desabamento de prédio comercial

Por Redacao 21 horas atrás

Meia Maratona da Rocam reúne mais de 4 mil pessoas, no Distrito Industrial

Por Redacao 21 horas atrás

Sine Amazonas divulga 95 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 22 horas atrás

PMAM promove esporte e integração com a comunidade na Corridinha Rocam Kids

Por Redacao 1 dia atrás

Procon-AM realiza fiscalizações em Coari e Codajás após denúncias de consumidores

Por Redacao 2 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?