Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Vereadores da CMM visitam laboratórios municipais e avaliam estrutura para exame de DNA-HPV no SUS
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Vereadores da CMM visitam laboratórios municipais e avaliam estrutura para exame de DNA-HPV no SUS
CMM

Vereadores da CMM visitam laboratórios municipais e avaliam estrutura para exame de DNA-HPV no SUS

Redacao 2 semanas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quarta-feira (15 de outubro), uma visita técnica ao Laboratório Distrital Oeste e ao Laboratório de Especialidades Dr. Sebastião Marinho, unidades de referência da rede municipal de saúde. O objetivo foi verificar, in loco, a capacidade de implantação do exame de DNA-HPV no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme as novas diretrizes do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer do colo do útero.

A visita foi articulada pelo vereador Marcelo Serafim (PSB), farmacêutico bioquímico e membro da Comissão de Saúde da CMM. Ele convidou os demais parlamentares das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Saúde para acompanhar o funcionamento dos laboratórios e dialogar com os profissionais das unidades.

“O laboratório conta com um corpo técnico da melhor qualidade: mestres, doutores. Agora, vamos continuar as conversas com a Secretaria Municipal de Saúde para que o teste de HPV oncogênico seja implementado no menor tempo possível”, destacou Marcelo Serafim.

A iniciativa é um desdobramento direto da Audiência Pública realizada no dia 7 de outubro, que discutiu os motivos pelos quais o Amazonas ficou de fora da primeira fase de implementação do teste de DNA-HPV pelo Ministério da Saúde. A audiência foi conduzida pelo vereador Gilmar Nascimento (Avante), presidente da CCJR.

“A visita serviu para comprovar o que ouvimos na audiência: Manaus está preparada. Saio daqui muito feliz, porque vi um centro de referência funcionando, que faz todo o controle da citologia, tuberculose e cultura de grávidas. É um local que já realiza o Papanicolau e que tem plena condição de oferecer o exame de DNA-HPV”, afirmou Gilmar.

A diretora do laboratório, Alyne Brayner, explicou que a unidade já conta com equipe capacitada, estrutura física e equipamentos para iniciar a nova modalidade de diagnóstico assim que for definido o modelo de teste a ser adotado pela rede.

“O Amazonas tem condições suficientes para realizar esse exame. O laboratório tem recursos humanos preparados, e estamos aguardando apenas a definição do tipo de teste genético. Já realizamos exames de citopatologia e somos referência no SUS. Estamos prontos, sim, para iniciar o DNA-HPV”, disse Alyne.

O vereador Sérgio Baré (PRD), que também é da área da saúde, elogiou o funcionamento da unidade e afirmou que pretende mobilizar emendas parlamentares para apoiar a implantação do novo exame.

“O fluxo é muito bem desenhado, e os profissionais são extremamente qualificados. Agora, como parlamentares, precisamos ver como ajudar mais. Temos ferramentas como as emendas e vamos debater internamente como contribuir com esse processo de cuidado à população”, ressaltou.

Já o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), reforçou o compromisso do Legislativo Municipal com a prevenção do câncer de colo do útero e com a ampliação do acesso das mulheres ao diagnóstico precoce.

“Vimos uma verdadeira linha de produção. A qualidade dos profissionais é excelente. A comissão está atenta e continuará atuando não só na prevenção do HPV, mas também em outras frentes da saúde pública”, declarou.

Exame de DNA-HPV

O exame de DNA-HPV de alto risco representa um avanço expressivo em relação ao tradicional Papanicolau. Por ser um teste molecular, ele identifica diretamente o material genético dos tipos de HPV de alto risco, especialmente os tipos 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero invasivo.

Estudos realizados na América Latina mostram que o exame é quatro vezes mais eficaz na detecção de lesões de alto grau e permite aumentar o intervalo entre os exames de 3 para até 5 anos, com segurança. A adoção do rastreamento molecular pode reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero em até 81%, segundo modelos de custo-efetividade aplicados em países vizinhos.

Texto: Lidiane Castro/Dicom

Leia Também

Sérgio Baré participa de inauguração da decoração de Natal na Praça dos Remédios

Por Redacao 33 minutos atrás

Amauri Gomes se posiciona contra Reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 20 horas atrás

Amauri Gomes se posiciona contra Reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 20 horas atrás

Rodrigo Guedes denuncia possível ‘manobra’ para aprovação da Reforma da Previdência Municipal na CMM

Por Redacao 20 horas atrás

Rodrigo Guedes denuncia possível ‘manobra’ para aprovação da Reforma da Previdência Municipal na CMM

Por Redacao 20 horas atrás

‘Câmara de Ideias’: CMM lança primeiro podcast legislativo

Por Redacao 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?