Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Projeto do Amazonas é finalista em Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Projeto do Amazonas é finalista em Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Executivo

Projeto do Amazonas é finalista em Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Redacao 8 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Premiação reconhece iniciativas que promovem a função social dos tributos

Foto: Divulgação/Sefaz e Educação

O projeto “Tributo é coisa nossa: educação fiscal com voz de estudante”, da Escola Estadual Ruy Araújo, é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal de 2025. A premiação, promovida pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, reconhece iniciativas que promovem a função social dos tributos e o engajamento do cidadão no controle e acompanhamento dos recursos públicos.

De acordo com o coordenador do Programa de Educação Fiscal no Amazonas e do Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz, Augusto Bernardo Cecílio, o Amazonas foi um dos estados com maior número de inscrições no prêmio nacional. Foram 38 projetos na junção de todas as categorias.

“Isso mostra o amadurecimento da política estadual de educação fiscal e o compromisso com o fortalecimento desse tema, que é fundamental ao desenvolvimento de uma cultura cidadã participativa e consciente entre professores, alunos, comunidade escolar e sociedade em geral”, afirmou o coordenador.

O projeto

Coordenado pelo professor Dilson Nascimento, o projeto amazonense mobiliza cerca de 900 estudantes, do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio da instituição, na construção de uma nova percepção sobre o papel dos tributos na sociedade. Entre as ações desenvolvidas estão gincanas temáticas, poesias, peças teatrais, textos coletivos, intervenções culturais e simulações de debates de TV, todas dirigidas a despertar o senso de cidadania fiscal.

“As práticas dialogam com o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e reforçam a função social da escola pública como espaço de formação cidadã”, explica o professor. Além disso, a proposta envolve diálogo interdisciplinar entre áreas como Geografia, Linguagens, Matemática e Ensino Religioso, e incentiva a participação ativa dos estudantes na criação de materiais e atividades que aproximem o tema do cotidiano.

Para o coordenador, o maior desafio é desmistificar o tema dos tributos, transformando-o em instrumento de reflexão e participação social. “A educação fiscal não é apenas sobre arrecadar, mas sobre entender como os recursos são aplicados e como cada cidadão pode contribuir para uma sociedade mais justa”, resumiu.

Foto: Divulgação/Sefaz e Educação

A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, destacou a importância do projeto no que diz respeito à formação de consciência cidadã e no engajamento da comunidade escolar na construção de debates de interesse público.

“Entendemos a importância desse programa no sentido de não apenas contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, mas para fortalecer a relação entre a escola e a comunidade, criando um ambiente propício para a reflexão sobre temas de interesse público. Parcerias como essas, entre as instituições e a Secretaria de Educação, são sempre muito positivas para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirmou a secretária.

Premiação

Com quatro categorias (escolas, instituições, imprensa e tecnologia), o prêmio registrou 485 inscrições de todas as regiões do país. A cerimônia que anunciará os vencedores será realizada no dia 18 de novembro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília, reunindo autoridades, gestores públicos, finalistas e representantes das entidades parceiras. Nesta edição, serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios entre os projetos vencedores das quatro categorias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima acompanha chegada de maior número de motocicletas recuperadas em operação policial

Por Redacao 51 minutos atrás

Tratamento contra o câncer: Fundação Cecon vai receber novo acelerador linear

Por Redacao 55 minutos atrás

Marco para o Amazonas, implantação de Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta avança com primeira capacitação

Por Redacao 3 horas atrás

HPS Platão Araújo promove treinamento, reforçando os protocolos de segurança no atendimento aos pacientes

Por Redacao 3 horas atrás

Outubro Rosa: Boletim da FVS-RCP reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Redacao 3 horas atrás

Operação Cesta Básica: mais de 400 produtos são reprovados em operação do Ipem-AM

Por Redacao 4 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?