Grace de Lourdes Cardoso recebeu a homenagem durante 4º Erebio Norte

FOTO: Euzivaldo Queiroz | Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Com uma trajetória que envolve Educação Regular e a Educação de Jovens e Adultos, a professora doutora Grace de Lourdes Cardoso, que atualmente leciona a disciplina de Biologia na Escola Estadual (EE) Professor Demostenes Belduque de Araújo Travessa, localizada no bairro Jorge Teixeira, e na EE Nathália Uchôa, localizada no bairro Japiim, trabalha diariamente com o objetivo de transformar, por meio da educação, a vida de todos os alunos que encontra nas escolas.
Todo esse trabalho trouxe para Grace o reconhecimento como o título de “Professora de Biologia do ano de 2025 do Norte do país”, honraria entregue a ela durante a realização do 4º Encontro Regional de Ensino de Biologia (Erebio Norte), promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia, promovida em outubro. Mas para além dos títulos, a professora também enxerga o reconhecimento no dia a dia da sala de aula, trabalhando a educação com paixão, contribuindo para que os estudantes possam conhecer o poder transformador e se apaixonar pelo ensino.
“A minha caminhada na educação começou quando eu ainda estava finalizando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e iniciando o curso de bacharel. Fui professora temporária no estado de Minas Gerais, e desde então nunca mais parei de atuar na educação, tanto na educação de base, quanto no Ensino Superior”, relembra a professora.

FOTO: Euzivaldo Queiroz | Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Protagonizar o atendimento ao público na educação, a área que mais transforma a sociedade, é uma realidade na vida de Grace há 23 anos. A professora conta que iniciou seus estudos já na vida adulta, quando conseguiu uma oportunidade após passar grande parte da infância e adolescência trabalhando para se sustentar, após ficar órfã aos 5 anos de idade. Nesse período, enquanto realizava trabalhos domésticos, uma das certezas na vida de Grace é que ela queria trabalhar como “médica de plantas”, o que depois veio a se traduzir na área da biologia.
Grace acredita que pode transformar a vida dos estudantes por meio da educação, pois foi a educação que transformou sua vida. Ao concluir a graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), logo ingressou no mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela mesma instituição. Foi só no doutorado em Diversidade Biológica na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que seu destino encontrou o estado onde construiu toda a sua carreira.
Com diversos projetos culturais, oficinas, rodas de conversa, a professora escolhe, como método pedagógico colocar o aluno como protagonista na sala de aula, incentivando-os a falar em público, expressar seus pensamentos, pensar criticamente para a resolução de problemas e compartilhar o conhecimento.
A história da professora Grace de Lourdes Cardoso mostra que a educação é um direito de todos, em qualquer idade. Hoje, muito além de transmitir o conhecimento acadêmico adquirido em anos de estudo e vivência pedagógica, a professora inspira, orienta, e se conecta com os estudantes com empatia e respeito à diversidade de cada um, potencializando o processo de ensino e aprendizagem da rede pública estadual do Amazonas.
“A marca que eu tenho na minha vida, como estudante, é que eu comecei a estudar bem mais tarde, já com 20 anos de idade, e por isso eu acredito que a educação é fundamental para a formação de qualquer ser humano, e foi a educação que mudou a minha vida”, finalizou.