Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver
Executivo

Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver

Redacao 1 semana atrás
Compartilhar
Compartilhar

O espaço oferece aos envelhecentes e idosos melhor qualidade de vida, por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer

Fotos: Jimmy Christian/Seas

No Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1º/10), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida é referência em atender o público da terceira idade e proporcionar diversas atividades e serviços. Em meio às dificuldades da vida, o local é um ponto de acolhimento e renovação para diversos idosos que frequentam o espaço.

A idosa Marineide Mota de Oliveira, de 63 anos, diz ter revivido, desde que começou a fazer atividades no Ceci, há nove meses. “Vim de um luto de 3 anos, pela morte do meu esposo, o que me deixou deprimida, sem ânimo, estava à beira de uma depressão”, admite.

Ao chegar no Ceci, por indicação de uma amiga, a idosa diz ter sido acolhida pelo corpo técnico do centro, que lhe envolveu em várias atividades, conheceu novas pessoas, o que tem proporcionado bem-estar e qualidade de vida. Além da hidroginástica, Marineide faz parte do Grupo de Convivência Estimulo Mais. “Me sentia morta e revivi”, sintetiza.

Há dois anos fazendo atividades no Ceci, a idosa Maria de Fátima Dias da Paz, 71, encontrou nas aulas de musculação e hidroginástica uma nova forma de viver e de olhar a vida. Os encontros semanais do Grupo de Convivência Estímulo Mais, do qual participa, tem lhe revigorado.

Foto: Jimmy Christian/Seas

Segundo a aposentada, o Ceci oferece aos idosos vários benefícios, entre os quais, espaço físico, atividades físicas e culturais variadas, inclusive curso de corte e costura, o qual está fazendo. “Hoje, o Ceci é a minha segunda casa”, assinala.

Aos 72 anos, José Apolinário Lobato afirmou estar fazendo no Ceci, em dois anos, o que não havia feito na vida inteira. “Não cantava, agora canto; não dançava, agora danço; aqui me divirto, também me integro com outras pessoas”, afirma o aposentado, que participa de entretenimentos musicais, toca violão e ainda faz curso bilíngue de espanhol.

Foto: Jimmy Christian/Seas

“A chegada da terceira idade nos leva a adquirir consciência para procurar viver em harmonia”, é o que tem feito Luiz Fonseca Oliveira, 64, um dos participantes das aulas de academia e pilates no Ceci.

O idoso atesta que o centro oferece convivência, bem-estar físico, emocional e social. “Recomendo aos idosos a fazerem atividades físicas, caminhadas e cursos, o que gera bem-estar e harmonia, além de melhorar sua vivência e o centro oferece tudo isso”, sintetiza.

Proteção social

A secretária da Seas, Kely Patrícia, destaca que o Centros de Convivência são espaços destinados ao fortalecimento de vínculos da comunidade, incluindo os idosos, e que é por meio do Ceci, que muitos idosos conseguem ter uma qualidade de vida melhor.

“O Ceci Aparecida é um ótimo espaço de integração entre os idosos. É um espaço do Governo do Amazonas que dá oportunidade aos envelhecentes de terem uma vida com mais qualidade, mais saúde e bem-estar, porque os nossos idosos merecem isso”, afirmou.

A diretora do Ceci, Lilian Albuquerque, diz que o equipamento é crucial para o envelhecimento ativo e saudável de seus usuários, oferecendo atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer que promovem a integração social, fortalecem os vínculos de amizades entre eles, seus familiares e a comunidade, além de estimular a autonomia e a qualidade de vida dos idosos e acesso a serviços essenciais de saúde e bem-estar.

“Os Centros de Convivência promovem atividades visando estimular o protagonismo e a capacidade do idoso de tomar decisões, tornando-o mais ativo e autônomo em sua vida”, afirma Lilian Albuquerque.

O Ceci é um dos sete Centros de Convivência criados pelo Governo do Amazonas, administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), visando oferecer proteção social básica, bem-estar e a qualidade de vida à população em situação de vulnerabilidade. Entre os serviços oferecidos, estão exercícios físicos, esportivos, culturais, cursos de qualificação, além de habilidades como artesanato, instrumentos musicais e prática de jogos.

O post Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima destaca avanços das políticas para pessoa idosa em baile ‘Bolero Noite Dançante’

Por Redacao 9 horas atrás

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

Por Redacao 11 horas atrás

Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol

Por Redacao 11 horas atrás

SSP-AM mantém policiamento fortalecido nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Negro

Por Redacao 11 horas atrás

Atendimento especializado no Caic TEA transforma a rotina de mães atípicas na zona leste de Manaus

Por Redacao 11 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

Por Redacao 14 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?