Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Carteira de Identidade Nacional garante maior rigidez na segurança das informações
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Carteira de Identidade Nacional garante maior rigidez na segurança das informações
Executivo

Carteira de Identidade Nacional garante maior rigidez na segurança das informações

Redacao 2 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

Conforme os últimos estudos, a CIN é até 10 vezes mais segura que o antigo Registro Geral (RG)

Fotos: Victor Levy/SSP-AM

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vem substituindo gradualmente o antigo Registro Geral (RG) em todo o país, foi desenvolvida com um sistema mais moderno e seguro de proteção das informações. O diretor do Instituto de Identificação do Amazonas (IIACM), Mahatma Porto, explicou que, dentre as tecnologias utilizadas, estão mecanismos antifraude e recursos gráficos avançados, que dificultam a falsificação do documento físico.

Já no meio digital, as informações são protegidas por múltiplas camadas de segurança e criptografia, com acesso restrito apenas a órgãos autorizados, operando de forma integrada.

“Conforme uma pesquisa recente, a CIN se mostrou dez vezes mais segura do que o documento anterior. Ela é conectada em todo o Brasil e a integração de informações traz essa segurança e, devido esses itens, é muito mais fácil de se observar qualquer tipo de falsificação ou fraude”, destacou o diretor.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

O diretor Mahatma Porto explica que, diferente do modelo anterior, a CIN unifica o número de identificação a partir do CPF, sinalizando a emissão de diferentes documentos em estados distintos.

“A CIN possui um número único válido em todo o território nacional. Com essa numeração unificada, a pessoa é individualizada de forma inequívoca. Além disso, os dados vinculados ao CPF são validados por meio da coleta biométrica, que assegura a autenticidade da identidade. É um sistema que combina tecnologia e segurança em vários níveis”, disse Mahatma.

Além disso, a CIN conta com mecanismos de validação digital em tempo real, por meio de QR Code, e integra diretamente a base de dados da Receita Federal do Brasil, assegurando maior confiabilidade das informações.

“A nova carteira também possui um QR Code que permite validar o documento e um código MRZ (utilizado em passaportes), ambos controlados por sistemas nacionais”, explicou.

Aprovação da população

O Amazonas, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ultrapassou a marca de 850 mil Carteiras de Identidade Nacional emitidas, mantendo-se como o segundo estado da Região Norte com o maior número de documentos expedidos.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

O novo modelo tem sido bem recebido por quem já realizou a emissão. “A CIN traz uma tranquilidade maior para todos nós, principalmente pela dificuldade de falsificação. Hoje temos mais confiança em apresentar nossos documentos sem medo de fraude”, destacou a nutricionista Cláudia Patrícia.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima destaca avanços das políticas para pessoa idosa em baile ‘Bolero Noite Dançante’

Por Redacao 3 horas atrás

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

Por Redacao 5 horas atrás

Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol

Por Redacao 5 horas atrás

SSP-AM mantém policiamento fortalecido nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Negro

Por Redacao 5 horas atrás

Atendimento especializado no Caic TEA transforma a rotina de mães atípicas na zona leste de Manaus

Por Redacao 5 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

Por Redacao 8 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?