Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Amazonas amplia conexões internacionais e conquista prêmio em evento econômico na China
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Amazonas amplia conexões internacionais e conquista prêmio em evento econômico na China
Executivo

Amazonas amplia conexões internacionais e conquista prêmio em evento econômico na China

Redacao 4 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Participação do Governo do Estado na 2ª C-PLPEX fortalece parcerias, abre portas para novos negócios e premia empresa amazonense Hilary Gin

Foto: Divulgação/ Sedecti

Com resultados expressivos e perspectivas promissoras, o Governo do Amazonas encerrou sua participação na 2ª Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa (2ª C-PLPEX), realizada entre os dias 22 e 25 de outubro de 2025, em Macau, na China. A presença do estado no evento internacional, organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) em parceria com o Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP), resultou em novas conexões comerciais, acordos institucionais, oportunidades de exportação e até um prêmio internacional conquistado pela empresa amazonense Hilary Gin.

Durante a missão, o assessor do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, Guilherme Vilagelim, destacou os avanços alcançados em parcerias e articulações estratégicas com o mercado asiático.

“Firmamos uma parceria com o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), onde nossas amostras de produtos ficarão expostas. O Consulado-Geral do Brasil nos incluiu na lista de contatos de divulgação de eventos e vai nos conectar a compradores de frutas e outros produtos da bioeconomia de Macau e Hong Kong”, contou.

Foto: Divulgação/ Sedecti

Segundo ele, também foi aberto diálogo com empresas que atuam na rede de cassinos e hotelaria local, e já há duas agendas confirmadas para 2026: uma com uma fabricante de drones e outra com uma empresa de módulos residenciais tecnológicos.

A comitiva amazonense também participou de visitas institucionais ao IPIM, representado por Paulo Madeira, e à Câmara de Comércio China-Brasil, ampliando o diálogo entre o Amazonas e instituições que fomentam negócios entre os países de língua portuguesa e o mercado chinês.

Reconhecimento internacional

O secretário-chefe do ERGSP, Alfredo Lins, avaliou a participação como um marco na estratégia de internacionalização da economia amazonense.

Fotos: Divulgação/ Sedecti

“O Governo do Amazonas encabeça uma iniciativa desse tipo, objetivando dar visibilidade internacional aos empreendedores amazonenses. Essa ação evidencia a importância de divulgar a nossa bioeconomia pelo mundo afora, construindo pontes, encurtando distâncias e impulsionando o mercado local voltado à inovação”, afirmou.

De acordo com ele, a participação do Amazonas também garantiu apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong, que se colocou à disposição para ampliar as possibilidades de inserção do Amazonas no mercado asiático. O secretário adiantou ainda que o governo iniciou o planejamento para 2026, com a intenção de firmar um protocolo de intenções com o IPIM, o que demonstra reais possibilidades de abertura de comércio entre o Amazonas e a China.

Prêmio internacional

A empresa amazonense Hilary Gin, que produz destilados artesanais inspirados na biodiversidade amazônica, foi premiada na C-PLPEX 2025, na categoria “Aroma e Lenda”, durante o jantar de gala realizado no The Venetian Macao, no dia 22 de outubro.

Fotos: Divulgação/ Sedecti

A diretora da empresa, Raquel Omena, relatou surpresa e emoção com o reconhecimento internacional. “A Hilary é uma empresa que chegou ao mercado há dois anos e meio, e foi apenas em 2025 que começamos a olhar para o mercado internacional de forma estratégica. A C-PLPEX foi a primeira feira que participamos, e já trazer um prêmio para casa é inexplicável. Parece uma resposta de que estamos indo na direção certa”, disse Raquel.

O destaque da Hilary Gin destaca o potencial das marcas amazonenses no cenário global, especialmente nos segmentos de bioeconomia, inovação e sustentabilidade.

Além da Hilary Gin, a comitiva contou com a participação das empresas: Neo Power, especializada em energia renovável e instalação de eletropostos; e Amazônia Smart Food, especializada em tecnologia de alimentos.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Polícia Civil divulga imagem de criança que desapareceu em Manaus

Por Redacao 1 hora atrás

Ipem Amazonas envia embarcações para a COP 30, em apoio ao Inmetro e à Defesa Civil

Por Redacao 2 horas atrás

Informe da FVS-RCP atualiza panorama de vírus respiratório no Amazonas

Por Redacao 3 horas atrás

Centros de Reservação e Distribuição e novos poços do Prosai devem garantir estabilidade no abastecimento de água de Parintins

Por Redacao 4 horas atrás

Governo do Amazonas investe recursos na 18ª Exposição Agropecuária de Barreirinha

Por Redacao 4 horas atrás

“É um sonho realizado”, diz mãe atípica sobre novo Caic TEA na zona norte de Manaus

Por Redacao 4 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?