Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Setembro Verde: Sejusc e Procon-AM constatam cobrança irregular de ingresso para PcD em brinquedos de centro comercial
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Setembro Verde: Sejusc e Procon-AM constatam cobrança irregular de ingresso para PcD em brinquedos de centro comercial
Executivo

Setembro Verde: Sejusc e Procon-AM constatam cobrança irregular de ingresso para PcD em brinquedos de centro comercial

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Usuários denunciaram cobrança de ingresso a crianças com deficiência

FOTO: Ygson França/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) identificaram a cobrança irregular de ingresso para crianças com deficiência em um parque de diversões, localizado em um shopping da zona norte de Manaus, em uma ação de fiscalização realizada na quinta-feira (19/09).

A secretária executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Leda Maia, revelou que a denúncia partiu de um usuário que se sentiu lesado pela prática.

“De acordo com a legislação vigente, a gratuidade no ingresso é garantida para pessoas com deficiência, enquanto o acompanhante deve pagar apenas 50%. Contudo, muitos estabelecimentos não estão respeitando essa norma, cobrando 50% até mesmo das crianças com deficiência”, destacou Leda.

Durante a fiscalização, as equipes encontraram o parque operando sem alvará funcionamento, sem a placa do Procon-AM e sem informações do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, constataram a cobrança irregular de meia entrada de crianças com deficiência. O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressaltou a importância das fiscalizações.

FOTOS: Ygson França/Sejusc

“Estamos atentos a todos os locais que cobram ingresso, pois é essencial garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. Aqueles que possuem laudo e carteirinha têm o direito de utilizar os brinquedos sem custo algum.”, afirmou.

Segundo o Chefe de fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, a loja foi autuada e terá um prazo de 10 dias para regularizar sua situação. Se não atender às exigências, a empresa estará sujeita a uma possível multa, cujo valor ainda será definido.

“Essa prática tem que ser coibida e não pode virar algo comum. Vamos para as trincheiras garantir que os direitos sejam respeitados. A loja foi autuada e terá que se adequar às normas, caso não obedeça às solicitações estará sujeita a possíveis multas”, disse o Chefe de fiscalização do Procon-AM.

FOTOS: Ygson França/Sejusc

Setembro Verde

É um mês dedicado à conscientização e à luta pelos direitos das pessoas com deficiência, promovendo ações que visam garantir inclusão em diversos setores, como lazer e cultura. A população é encorajada a denunciar práticas irregulares, contribuindo assim para um ambiente mais justo e acessível.

O post Setembro Verde: Sejusc e Procon-AM constatam cobrança irregular de ingresso para PcD em brinquedos de centro comercial apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

Por Redacao 17 horas atrás

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

Por Redacao 17 horas atrás

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

Por Redacao 19 horas atrás

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 19 horas atrás

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

Por Redacao 22 horas atrás

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

Por Redacao 23 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?