Gestão estadual apresentou resultados do programa Saúde AM Digital, que impactaram na oferta de consultas e na redução do tempo de espera do usuário


A experiência exitosa do Programa Saúde AM Digital, que usa a Telessaúde para ampliar acesso e reduzir o tempo de espera por consultas especializadas e telediagnóstico, foi o case apresentado pelo Amazonas na programação de abertura do 10º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde, no sábado (06/09), em Manaus.
Com a palestra “Experiência do Amazonas no Cuidado da Assistência Especializada com o Uso de Telessaúde”, a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, apresentou os resultados do programa, alcançados nos primeiros 100 dias de implantação, desde abril de 2025. Os impactos positivos – com aumento da oferta e redução da fila de espera – foram registrados em todas as 16 especialidades oferecidas, disse ela.
Na cardiologia geral, a ampliação da oferta foi de 53%, na neurologia geral 98%, na neuropediatria 124% e na psicologia pediatra 429%. “O aumento da oferta resultou em redução de até 94% no tempo de espera por consultas em cardiologia, 62% em oncologia e 78% para neurologia pediátrica”, afirmou a secretária.
Promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), com apoio da SES-AM, o congresso continua neste domingo (07/09) e se estende até segunda-feira (08/09). Representantes do Ministério da Saúde (MS) e mais de 1,2 mil gestores, profissionais e especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS) de 16 estados do Norte e Nordeste estão na capital amazonense para discutir, entre outros temas, a saúde no contexto climático e a Regionalização.

A mesa de debate da qual participou a secretária Nayara Maksoud foi conduzida pela representante do Cosems da Paraíba, Soraya Araújo. Também participaram, o diretor do Departamento de Estratégias para Expansão e Qualificação da Atenção Especializada da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, que destacou o “Programa Agora Tem Especialistas”; o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço, com o tema “Programa Mais Médicos e ações prioritárias da SGTES: estratégias para qualificação e provimento do SUS”, e o presidente do Conasems, Hisham Hamida.
Os resultados da Telessaúde no Amazonas surpreenderam os participantes da mesa. “O exemplo do uso da tecnologia no Amazonas é fantástico, porque ele traz essa participação do usuário, mas não estando desvinculado da nossa atenção básica, sendo, de fato, um complemento dentro da nossa rede assistencial”, avaliou Hisham Hamid. “Me impactou saber que é uma consulta entre médico e paciente, sem um intermediário”, disse Soraya Araújo.
No âmbito geral, a Telessaúde reduziu para 19 dias o tempo de espera entre agendamento e o atendimento nas especialidades ofertadas para usuários, no Amazonas. A Telessaúde já está presente nos 62 municípios, com oferta de consulta em 16 especialidades e acesso ao telelaudo nos locais com telessala. O Governo do Estado está ampliando telessalas para todos os municípios, alcançando até o momento 32, com previsão de atingir 100% de cobertura até o final deste ano.
A telessala permite que moradores de áreas com baixa maturidade digital possam receber apoio técnico para realizar suas consultas à distância. Mas todos os municípios já possuem acesso à consulta por telessaúde, por meio do aplicativo Saúde AM Digital.
Cerimônia de abertura
A solenidade de abertura do congresso aconteceu no sábado à noite, com a presença do secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Cristian Morales; a secretária Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Shádia Fraxe; a presidente da Cosems-AM, Adriana Moreira, e o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, além do presidente do Conasems, Hisham Hamida.
Na ocasião, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud representou o governador do Amazonas, Wilson Lima. “Trabalhar a Amazônia Legal está sendo gratificante. Nós estamos desenhando ações de saúde através de equipamentos inovadores que estão fazendo com que a saúde chegue aonde ainda não chegou. E é isso que nós estamos afinando nosso diálogo para poder mostrar que podemos, para poder mostrar que somos fortes”, afirmou.
Programação
Nesta segunda-feira (08/09), pela manhã, último dia do Congresso, acontecerá a mesa “Perspectivas da CIB na construção da rede integrada”, abordando o papel da Comissão Intergestores Bipartite na consolidação de uma rede de saúde mais articulada e eficiente no estado, com a participação da secretária Nayara Maksoud.
A agenda inclui, ainda, painéis, mesas-redondas, mostra de experiências exitosas dos municípios e debates sobre temas como saúde digital, inteligência artificial, financiamento do SUS, saúde indígena, vigilância e mudanças climáticas. A preparação das regiões para a COP30, em novembro em Belém, também será discutida.
Além do conteúdo técnico, o congresso abrangerá a entrega da Medalha Zé do SUS e o resultado da Mostra “Aqui Tem SUS”, valorizando práticas bem-sucedidas nos municípios do Norte e Nordeste. No local, o evento conta com feira de artesanato e apresentações culturais.
O post SES-AM destaca experiência exitosa de Telessaúde no Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.