O vereador Sérgio Baré (PRD) voltou a cobrar, nesta quarta-feira (10 de setembro), a convocação dos aprovados no cadastro de reserva da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em pronunciamento na tribuna popular da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar afirmou que a ampliação do efetivo é essencial para garantir um atendimento eficiente à população.
Baré protocolou dois requerimentos (026/2025 e 125/2025), além da indicação 099/2025, que propõe a criação de mais cargos na área da saúde.
“Esses requerimentos foram baseados na necessidade de aumentar o efetivo da Semsa para atender à crescente demanda por serviços públicos de saúde”, disse. “Sou servidor público há 16 anos e conheço de perto as dificuldades internas do sistema de saúde de Manaus. Sei o quanto cada unidade sente a falta de profissionais no dia a dia”, acrescentou o vereador reforçando o pedido.
Como resultado das ações a favor do cadastro reserva, no dia 30 de abril, a Prefeitura de Manaus convocou 129 aprovados no concurso da Semsa, entre eles condutores de ambulância e agentes comunitários de saúde II. Os cargos já constavam em indicação encaminhada por Baré ao Executivo em 9 de abril, relativa aos editais 003/2021 e 002/2021.
“Com a contratação dos novos profissionais, podemos diminuir o tempo de espera do paciente pelo socorro em momentos de necessidade”, justificou.
Além da pauta da saúde, Baré também abordou a reforma da previdência municipal. Ele reconheceu que o tema é polêmico, mas ressaltou a importância da medida para o futuro.
“É uma decisão difícil, porém necessária. Temos que garantir que os servidores aposentados tenham seus direitos assegurados”, concluiu.
Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)