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Executivo

Sejusc atendeu mais de 850 pessoas em situação de rua até agosto de 2025

Redacao 2 horas atrás
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As ações são realizadas pela Gerência de Políticas para a População em Situação de Rua (GPPSR)

Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc

De janeiro a agosto de 2025, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) prestou atendimento a mais de 850 pessoas em situação de rua. As ações, coordenadas pela Gerência de Políticas para a População em Situação de Rua (GPPSR), proporcionam plena cidadania para esse público, articulando e formulando políticas voltadas para suas necessidades.

A GPPSR faz parte da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) e atua em diferentes frentes, entre elas, a sensibilização de órgãos públicos e organizações da sociedade civil, buscando garantir um atendimento de qualidade, que respeite a diversidade das pessoas que vivem em situação de rua.

Segundo o gerente da GPPSR, Geovane Amorim, a Sejusc atua na garantia de direitos, na proteção social e, quando necessário, como articuladora, prestando orientações e acionando os órgãos competentes para a realização dessas abordagens desse público nas ruas.

Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc

“Participamos das abordagens sociais com apoio técnico, mas nossas ações principais são voltadas para a saúde e cidadania, em parceria com instituições públicas e da sociedade civil. Entre os serviços oferecidos estão exames e testes rápidos, consultas médicas e odontológicas, emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento, atualização de CPF, entre outros”, pontua.

O gerente ressalta que a Sejusc mantém uma parceria constante com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam diretamente com a população em situação de rua e que possibilitam a atuação da Sejusc junto a essas pessoas. As organizações podem solicitar apoio da GPPSR, via protocolo da Sejusc ou pelo número corporativo da Gerência: (92) 98470-2941.

Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc

Casa de Passagem

O Governo do Amazonas deve entregar, ainda esse ano, a Casa de Passagem para atender o público masculino em situação de rua da zona centro-sul de Manaus. A iniciativa faz parte do Programa Amazonas Meu Lar, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e será administrada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pela Sejusc.

O post Sejusc atendeu mais de 850 pessoas em situação de rua até agosto de 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

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