Objetivo é promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE e João Carlos Moraes
O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) tem intensificado as ações de gestão ambiental, conciliando a execução das obras com práticas de preservação e conscientização. O objetivo é garantir que a execução dos serviços ocorra de forma sustentável, promovendo a conscientização sobre a importância da destinação correta dos resíduos e a preservação do meio ambiente.
O Prosai Parintins é uma iniciativa do Governo Amazonas, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa abrange obras de saneamento básico, habitação, urbanização, além de reflorestamento.
De acordo com o gerente ambiental do Prosai Parintins, Walber Souza Santos, a rotina envolve desde a destinação correta de resíduos até o diálogo constante com a população que vive próxima às frentes de serviço. “Em todas as vistorias realizadas, observamos se os colaboradores estão fazendo a destinação correta dos resíduos. Ao final do dia, todo o material é separado e encaminhado para os coletores adequados, garantindo sua destinação correta. Em relação à comunidade, todas as frentes de serviço são bem sinalizadas, com placas que orientam o fluxo de trânsito. Além disso, os moradores das áreas próximas são informados sobre a circulação de veículos pesados”, afirmou o gerente.
Com o objetivo de aproximar a população das obras do Prosai, o programa “Tô na Obra” tem se destacado como uma das principais iniciativas. A ação promove visita a obras do programa, dentro de espaços seguros, onde moradores e estudantes recebem informações sobre a execução dos trabalhos e aprendem sobre preservação ambiental, tornando-se multiplicadores desse conhecimento em suas comunidades.


Walber Souza destaca ainda que outra frente de atuação é o cumprimento rigoroso das licenças ambientais. O Prosai realiza vistorias frequentes para atender todas as condicionantes impostas pelos órgãos reguladores. Entre elas, está o resgate de animais silvestres encontrados durante atividades de supressão vegetal.
“Todas as frentes já contam com licenças ambientais, que também autorizam o resgate da fauna. Dessa forma, quando algum animal aparece durante atividades como a supressão vegetal ou a perfuração de poços, profissionais habilitados são acionados para realizar o manejo adequado e direcionar o animal para um local seguro e apropriado”, informou o gerente.
Com essas medidas, o Prosai busca garantir que o desenvolvimento urbano de Parintins avance sem abrir mão da preservação ambiental e do respeito às comunidades locais.
O post Prosai reforça ações ambientais em obras e aproxima comunidade de práticas sustentáveis apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.