Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Projeto de Diego Afonso que garante o ordenamento urbano em regularização fundiária é deliberado por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Projeto de Diego Afonso que garante o ordenamento urbano em regularização fundiária é deliberado por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus
CMM

Projeto de Diego Afonso que garante o ordenamento urbano em regularização fundiária é deliberado por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus

Redacao 1 mês atrás
Compartilhar
Compartilhar

Nesta quarta-feira (24 de setembro), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, o Projeto de Lei nº 465/2025, de autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), que torna obrigatória a delimitação e o ordenamento urbano nos processos de regularização fundiária decorrentes de ocupações informais, garantindo a infraestrutura adequada.

A proposta de Diego Afonso, determina que durante a fase de legalização da área, sejam definidos tecnicamente a largura mínima de vias considerando o tráfego atual de veículos, faixas com largura mínima de 1,50 metros para calçadas acessíveis e a identificação de áreas destinadas a equipamentos públicos, como escolas, creches, unidades de saúde e praças.

O objetivo é assegurar que, no futuro, haja infraestrutura viária adequada e economia de recursos públicos com desapropriações e obras emergenciais.

“Manaus cresceu de forma desordenada, e isso tem gerado custos elevados para o poder público e para a população. Este projeto garante que cada processo de regularização já preveja espaços para ruas largas, calçadas e serviços essenciais, evitando que bairros precisem ser corrigidos depois, a um preço muito maior”, destacou o vereador Diego Afonso.

Segundo o Projeto de Lei, os responsáveis por assegurar o cumprimento das diretrizes serão os órgãos municipais: a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (SEMMHUR), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O descumprimento pode levar à suspensão dos processos de regularização até que os projetos sejam adequados.

“É uma medida simples, de baixo custo e alto impacto, que respeita o Plano Diretor de Manaus e garante que a cidade se desenvolva de forma planejada e sustentável, preservando áreas para mobilidade, lazer e serviços públicos”, completou o parlamentar.

Com a deliberação em plenário por unanimidade dos vereadores, o Projeto de Lei nº 465/2025 segue para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJR), antes de retornar para votação final.

 

Texto: assessoria de imprensa do parlamentar

Leia Também

CMM recebe comitiva de Tabatinga e compartilha modelo inovador do ‘Câmara Digital’

Por Redacao 19 horas atrás

Rosivaldo Cordovil homenageia profissionais da cidade pela passagem do Dia do Dentista

Por Redacao 23 horas atrás

Rosivaldo Cordovil homenageia profissionais da cidade pela passagem do Dia do Dentista

Por Redacao 23 horas atrás

Professor Samuel prestigia encerramento do Curso de Formação da Guarda Municipal de Manaus

Por Redacao 1 dia atrás

Professor Samuel prestigia encerramento do Curso de Formação da Guarda Municipal de Manaus

Por Redacao 1 dia atrás

Lei reconhece restaurantes com práticas inclusivas por meio do ‘Selo Amigo dos Autistas’

Por Redacao 2 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?