Programa do Governo do Amazonas é referência em reabilitação e qualidade de vida, com mais de 500 mil atendimentos

Foto: Divulgação/Sedel
Nesta segunda-feira (08/09), é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia, data que reforça a importância desses profissionais para a promoção da saúde e prevenção de doenças. No Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem no Programa RespirAR uma das principais políticas públicas voltadas para o bem-estar da população, com serviços gratuitos que unem fisioterapia, acompanhamento profissional e orientação em saúde.
“O RespirAR é um exemplo de como saúde e esporte podem caminhar juntos, oferecendo prevenção, reabilitação e qualidade de vida. O Governo do Amazonas, por meio da Sedel, segue investindo em políticas públicas que mudam vidas e garantem um atendimento humanizado à nossa população”, destacou o secretário da Sedel, Diego Américo.
Um estudo científico publicado na revista Fisioterapia Brasil destacou a efetividade do programa ao analisar atendimentos realizados pelo RespirAR, comprovando a eficácia de terapias como cinesioterapia e pilates na redução da dor e na melhoria da funcionalidade de pacientes com problemas ortopédicos.
Reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e indicado ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), o RespirAR já realizou mais de 500 mil atendimentos desde 2021, beneficiando milhares de amazonenses com fisioterapia cardiorrespiratória e ortopédica.


O programa foi criado para atender pacientes com sequelas respiratórias provocadas pela Covid-19 e, hoje, é referência em reabilitação física, prevenção de doenças e incentivo à vida ativa, garantindo inclusão social e qualidade de vida. Mais do que tratar lesões, a fisioterapia preventiva oferecida pelo RespirAR contribui para o fortalecimento da saúde, evitando complicações e reduzindo custos hospitalares a longo prazo.
O programa atua com 14 núcleos de atendimento distribuídos em Manaus, localizados em espaços estratégicos como a Vila Olímpica, Estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota, além dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e Centros de Atenção ao Idoso (Caimis). Nessas unidades, a população encontra atendimento especializado com fisioterapeutas, suporte para reabilitação funcional e ações voltadas ao cuidado integral com a saúde.
O post Programa RespirAR destaca a importância da fisioterapia para prevenção e reabilitação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.