Unidade mudou de endereço para melhor atender a população que almoça no local


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), reinaugurou, nesta quarta-feira (10/09), o restaurante popular do programa Prato Cheio do bairro Novo Israel. Agora, a unidade passa a funcionar em um novo prédio, localizado na rua dos Caldeus, nº2, na zona norte de Manaus.
A mudança visa oferecer mais conforto, além de uma localização estratégica para atender a população em situação de vulnerabilidade. A troca de prédio foi comemorada por dona Maria Altamira Teixeira, de 66 anos, que almoça todos os dias no local.
“O Prato Cheio faz a diferença na comunidade e o novo prédio está ótimo. É uma mudança para melhor, principalmente porque fica mais perto de onde muitas pessoas que almoçam no restaurante moram, como eu”, disse.

Foto: Jimmy Christian/Seas
Lídia Fernandes, de 24 anos, também almoça no restaurante todos os dias. Ela vai acompanhada da filha de dois anos e a irmã, de nove anos, e fazem o trajeto de casa até a unidade à pé. Para ela, a mudança é benéfica para as famílias.
“Com a reinauguração, vai ficar muito melhor para mim, porque moro numa rua próxima e ando com duas crianças. Com certeza fica mais cômodo para a minha família e outras famílias também. Vamos almoçar num espaço novo, reformado e confortável, com comida de qualidade”, disse.

Foto: Jimmy Christian/Seas
O novo espaço recebeu serviços de pintura, limpeza, iluminação e sinalização. De 2022 até o momento, a unidade já serviu quase 705 mil refeições. Além da alimentação, a unidade do programa Prato Cheio realiza palestras, oficinas e atividades que aproximam a comunidade de temas ligados à cidadania, saúde, bem-estar e empreendedorismo. Além disso, o espaço possui um cantinho da leitura aberto à população que almoça no local, com livros de temas variados disponíveis para a leitura.
A titular da Seas, Kely Patrícia, destacou o papel do programa para a comunidade.
“A reinauguração é um compromisso do governo do Amazonas com a segurança alimentar e o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. Além das refeições, os restaurantes e cozinhas do Prato Cheio são locais que incentivam a entrada no mercado de trabalho, o empreendedorismo e o conhecimento por meio de palestras, cursos e oficinas temáticas”, explicou.
O Prato Cheio é administrado pela Seas, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico (Aadesam). Ao todo, são 44 unidades no estado, sendo 18 na capital e 26 no interior. De 2019 até agora, o programa serviu 17.947.597 refeições nas 44 unidades.
Além de servir refeições, algumas unidades do programa possuem um cantinho da leitura, onde os usuários podem ler os diversos livros ofertados. O novo prédio conta com uma sala reservada à leitura para a comunidade.
Além disso, as unidades realizam palestras sobre saúde e qualidade de vida e cursos que visam a qualificação e o empreendedorismo. No Novo Israel, já foram realizadas palestras de saúde e cidadania.
O post Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.