Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Mais de 50 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-AM, em Manaus
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Mais de 50 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-AM, em Manaus
Executivo

Mais de 50 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-AM, em Manaus

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Produtos apreendidos em fiscalizações somaram 2 toneladas e foram inutilizados para evitar riscos ao consumidor

Foto: Ipem-AM

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou, nesta sexta-feira (12/09), a destruição de mais de 50 mil itens considerados irregulares após fiscalizações no comércio de Manaus. A ação ocorreu no Distrito 2, zona leste da capital, e teve como objetivo impedir que produtos impróprios para consumo retornassem às prateleiras e chegassem às mãos dos consumidores.

Proteção ao consumidor

“São materiais apreendidos em operações de fiscalização que acontecem todos os dias em Manaus e região metropolitana. As empresas passaram por todo trâmite processual, com oportunidade de defesa. A ação final é a destruição dos objetos que não podem retornar ao mercado. Essa missão reforça a responsabilidade da instituição em zelar pela segurança da população”, explicou o diretor-presidente do Ipem, Renato Marinho.

Duas toneladas de produtos apreendidos

Entre os itens estavam aparelhos eletrônicos, brinquedos, materiais escolares, pisca-piscas, produtos de decoração e fantasias, que juntos somaram aproximadamente duas toneladas. Esses produtos apresentavam falhas que comprometem a qualidade e a segurança do consumidor.

“Em nossas fiscalizações nos deparamos com materiais elétricos que podem causar curto circuito, brinquedos que possuem toxidade e eletroeletrônicos sem tomada adequada para uso. Tudo isso pode gerar grande prejuízo à população”, disse o chefe do Departamento de Metrologia do Ipem-AM, Adriano Cardoso, referindo-se aos materiais retirados das prateleiras, justamente, por não atenderem aos padrões exigidos pela legislação.

“Esse trabalho mostra a importância da fiscalização. Ao retirar do mercado produtos que não atendem aos padrões de segurança, estamos garantindo mais tranquilidade para a população”, afirmou.

Foto: Ipem-AM

Processo de destruição sem impactos ambientais

Uma empresa devidamente certificada, usa o maquinário de rolo compressor, garantindo a inutilização e reaproveitamento dos produtos. Não é aplicado incineração, assim, os materiais podem ser reaproveitados como matéria-prima através da gestão correta dos resíduos. Fechando o ciclo entre apreensão, inutilização e reciclagem.

Benefício social e ambiental

De acordo com a presidente da Associação de Recicladores e Preservadores Ambientais (Arpa), Alcineia Souza, a chegada desse material já inutilizado às cooperativas garante mais segurança e gera benefícios para a comunidade.

“A destinação correta desses materiais também fortalece o trabalho das associações e preserva o meio ambiente, evitando riscos para os catadores e para toda a comunidade”, destacou.

A associação possui 20 anos de atuação e é a principal base de sustento para a maioria dos trabalhadores. Segundo ela, além de proteger o consumidor, a ação também reflete no trabalho das associações ligadas à reciclagem, como fonte de renda para nossas famílias.

Serviço à população

Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou acessar o site www.ipem.am.gov.br.

O post Mais de 50 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-AM, em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Capa 1, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro da Paz

Por Redacao 42 minutos atrás

Pacientes comemoram mutirão de consultas oftalmológicas no Amazonas

Por Redacao 1 hora atrás

Saúde atualiza boletim epidemiológico sobre o vírus respiratórios no estado

Por Redacao 2 horas atrás

IML procura por familiares de José Carlos Soares dos Santos, que morreu em Manaus

Por Redacao 2 horas atrás

Secretaria de Educação realiza cerimônia de abertura do Curso de Pós-graduação em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio

Por Redacao 2 horas atrás

Temporada de Cruzeiros: Navio Insignia atraca no Porto de Manaus com mais de 980 turistas

Por Redacao 3 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?