Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governo do Amazonas promove seminário com escolas de samba para projetar Carnaval na Floresta 2026
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas promove seminário com escolas de samba para projetar Carnaval na Floresta 2026
Executivo

Governo do Amazonas promove seminário com escolas de samba para projetar Carnaval na Floresta 2026

Redacao 5 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Coordenado pela Secretaria de Cultura, o evento tem como objetivo analisar os desfiles das escolas de samba de 2025 e planejar, de forma colaborativa, o Carnaval de 2026

Foto: Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Com o objetivo de fortalecer e difundir o Carnaval na Floresta, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realiza o Seminário “Carnaval na Floresta 2026”, na quarta e sexta-feira (10 e 11/09), no auditório do Palacete Provincial, Centro, zona sul de Manaus, das 8h às 17h.

O evento visa analisar os desfiles das escolas de samba de 2025 e planejar, de forma colaborativa, o Carnaval de 2026, promovendo o diálogo entre o poder público, as agremiações carnavalescas e a sociedade civil.

O seminário tem como foco principal o fortalecimento da relação entre as agremiações e o poder público, promovendo um espaço de escuta ativa, colaboração e construção coletiva. O encontro também busca garantir transparência nas responsabilidades de cada órgão envolvido na organização do Carnaval.

Além da participação dos 35 representantes das agremiações, o seminário contará com a presença de diversos órgãos públicos e será aberto à sociedade civil.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o seminário consolida um novo momento para o Carnaval de Manaus. “O Carnaval na Floresta é um patrimônio cultural do Amazonas e precisa ser tratado com planejamento, responsabilidade e diálogo. Este seminário é um marco porque reúne todos os envolvidos para pensar juntos o futuro da festa, garantindo transparência, organização e respeito às nossas tradições”, afirmou.

De acordo com o representante da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (LIESA), Roberto Simonetti, o diálogo entre o poder público e as escolas de samba é fundamental para garantir que o Carnaval na Floresta seja forte, inclusivo e representativo, para que a festa cresça de forma sustentável e com o devido reconhecimento.

Segundo ele, o seminário cumpre exatamente esse papel. Ouvir quem faz a festa e planejar juntos o futuro do nosso carnaval. “Não se trata apenas de festa, mas de patrimônio cultural e de uma cadeia produtiva que envolve milhares de trabalhadores. O seminário é uma oportunidade de pensar políticas públicas a longo prazo para esse setor, é hora de avaliar erros e acertos e projetar um Carnaval 2026 memorável”, destacou.

Para o presidente do Grupo de Acesso Oficial de Cultura Popular (GAO), Dudson Carvalho, o seminário também é uma oportunidade de apresentar resultados à sociedade, uma vez que as agremiações geram emprego e renda durante o período do Carnaval, movimentando assim a economia do Estado.

“É fundamental começarmos a tratar nossas escolas como o que elas são: empresas, que geram emprego e renda. Estamos numa fase de investimento cultural a nível nacional, e o Estado também vem fazendo sua parte, oferecendo condições para que as festas voltem a atrair seus públicos”, disse.

Temas abordados

No primeiro dia, um dos destaques do seminário será a elaboração do regimento interno do desfile das escolas de samba de Manaus. Também serão realizados dois painéis, sendo o primeiro tema a ser debatido sobre as ações e responsabilidades do poder público no Carnaval, como a Secretaria de Cultura, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Estadual de Saúde (SES), além de órgãos de limpeza urbana e logística.

Também será realizado um debate aberto com os representantes das escolas, proporcionando um espaço para questionamentos e proposições diretas. O segundo momento será voltado para o debate da economia e turismo do Carnaval de Manaus, patrocínios, editais e leis de incentivo, além do turismo cultural e impacto econômico.

O primeiro dia também será voltado para analisar as estratégias de divulgação local e nacional, dando destaque para a criação do calendário para o Carnaval, bem como também a movimentação das comunidades para a escolha da Corte do Carnaval.

No segundo dia de seminário, será feita uma reflexão e construção coletiva das escolas de samba, propondo a criação de grupos de trabalho das escolas de samba, divididos em quatro grupos: especial, acesso A, acesso B e experimental. Cada grupo irá eleger um relator e um apresentador das propostas e o mediador será indicado pela Secretaria de Cultura.

Serão discutidos pontos fortes, dificuldades e sugestões de melhorias, o regulamento e os critérios de julgamento do Carnaval, discussão sobre enredos, fantasias, alegorias, harmonia e evolução. Também será feita oficinas de boas práticas, como gestão de barracões, captação de recursos, inovação, elaboração de projetos, portfólio e o uso das novas mídias.

Ao final do seminário, os representantes das escolas de samba e o Governo do Amazonas apresentarão a construção coletiva das propostas e encaminhamentos para o próximo Carnaval, além da elaboração do documento oficial com recomendações às agremiações e a definição de uma comissão de acompanhamento.

O post Governo do Amazonas promove seminário com escolas de samba para projetar Carnaval na Floresta 2026 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Capa 2, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Raízes do Investimento: Governo do Amazonas valoriza indústrias, investimentos e geração de empregos no PIM

Por Redacao 24 minutos atrás

Sine Amazonas divulga 382 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por Redacao 24 minutos atrás

PC-AM alerta sobre golpe do falso advogado e orienta população a se proteger desse tipo de crime

Por Redacao 1 hora atrás

Idam registra mais de 1,9 mil Cartões do Produtor Primário emitidos e renovados em agosto

Por Redacao 1 hora atrás

Adaf alerta agricultores sobre o encerramento do Vazio Sanitário da Soja e início do calendário de semeadura

Por Redacao 1 hora atrás

Espetáculo Regionalidades destaca a pluralidade artística, no Teatro Amazonas

Por Redacao 1 hora atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?