Apresentação misturou tradição popular e repertório de concerto em performance inédita


Na noite de quinta-feira (25/09), o Teatro Amazonas recebeu o concerto que reuniu a Orquestra de Violões do Amazonas, o grupo Pé de Serra do Lulu e o Balé Folclórico do Amazonas. A apresentação levou ao palco a fusão entre a música erudita, a tradição do forró e elementos da cultura popular.
Sob a regência do maestro Davi Nunes, o espetáculo foi estruturado em quatro blocos, com músicas consagradas de Luiz Gonzaga, Sivuca, Alceu Valença, além de obras autorais e repertório regional.
“Foi um espetáculo maravilhoso mostrando um pouco mais da cultura amazonense. O desafio foi grande, mas o resultado valeu a pena, com muita interação entre música, dança e público”, afirmou Nunes.
O projeto foi idealizado por Lucivaldo Lopes, o “Lulu”, considerado o embaixador do pé de serra no Amazonas, em parceria com Wagner Tiburtino, e contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.


“A cultura do pé de serra é uma peça fundamental, nós levantamos essa bandeira e hoje está na proporção que está. O Teatro Amazonas é surreal, vai ser uma experiência que a gente vai levar pra vida toda”, concluiu o embaixador do pé de serra.
O concerto contou com artistas convidados como Toinho Forró Show, Lucélia Souza, Xandinho Balanço da Sanfona, André Brasil, DJ Evandro Júnior, Leninha Salvador, Jucynha Kero Kero, Japinha, Almeidinha, Maykinho, Feras do Forró e Alessandro Lima. O sanfoneiro Daniel e o músico Michell também participaram com solos especiais.
Segundo Wagner Tiburtino, a mistura de linguagens trouxe novas possibilidades ao gênero. “Trazer essa linguagem do pé de serra para a orquestra foi muito interessante, porque pudemos experimentar sonoridades do Norte, como o beiradão e o chorinho, junto com elementos eruditos. Isso fez com que o estilo ganhasse novas camadas sem perder sua essência”, declarou o artista.


Com o reforço das coreografias do Balé Folclórico, a noite se destacou pela integração entre música, dança e identidade cultural, reafirmando a versatilidade do forró e sua capacidade de dialogar com diferentes tradições musicais.
O post Forró pé de serra e música de concerto dividem o palco do Teatro Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.