Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Escolas da rede estadual apresentam projetos científicos na I Fictea da Ufam
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Escolas da rede estadual apresentam projetos científicos na I Fictea da Ufam
Executivo

Escolas da rede estadual apresentam projetos científicos na I Fictea da Ufam

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Evento marcou o lançamento simbólico do projeto Tipiti, que levará laboratórios makers a 15 escolas da rede estadual de ensino

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou, nesta terça-feira (23/09), da abertura da I Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia da Educação do Amazonas (FICTEA), que integra a programação do XXIII Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A feira reuniu mais de 70 projetos científicos desenvolvidos em escolas estaduais de sete municípios do estado, além de registrar o lançamento simbólico do projeto Tipiti, iniciativa que levará laboratórios makers a 30 escolas públicas, sendo 15 da rede estadual.

Entre os projetos apresentados, alguns foram desenvolvidos a partir do Programa Ciência na Escola (PCE), enquanto outros surgiram de forma autônoma dentro das próprias escolas. As propostas abrangem temas como tecnologia, robótica, inteligência artificial, sustentabilidade, representatividade e novas práticas pedagógicas, refletindo a diversidade e a criatividade da produção científica da rede estadual.

A secretária de Educação, Arlete Mendonça, destacou a importância da iniciativa como elo entre os diferentes níveis de ensino.“O elo entre o ensino regular e o ensino superior é fundamental. É uma relação de retroalimentação, em que o aluno sai do ensino regular, vai para o superior e, posteriormente, retorna como profissional para contribuir com a educação básica. Esse movimento fortalece toda a rede de ensino e abre caminhos para a inovação”, ressaltou a secretária.

A coordenadora da Fictea e professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Ufam), Luana Wunsch, destacou a relevância da feira para o cenário educacional do estado. “Nosso objetivo é compreender como funciona a tríade da educação, ciência e tecnologia em um estado que tem uma relação tão específica com a natureza. Queremos reunir professores e alunos, da capital e do interior, para que sejam protagonistas desse processo”, afirmou a coordenadora.

Projeto Tipiti

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Durante a feira, também aconteceu o lançamento simbólico do projeto Tipiti, iniciativa da Ufam em parceria com a Secretaria de Educação. O nome do projeto faz referência ao tipiti, instrumento trançado de palha tradicionalmente utilizado pelos povos indígenas da Amazônia para espremer a mandioca brava e transformá-la em alimento seguro para consumo.

A escolha do termo carrega uma simbologia de transformação e coletividade, pois o projeto busca transformar realidades locais por meio da ciência, do trabalho colaborativo entre professores e alunos e da valorização do conhecimento como ferramenta de mudança social.

Desde março, professores selecionados participam de formações para, a partir delas, desenvolver projetos científicos junto a seus alunos. Cada professor orientará dez estudantes, que em breve iniciarão pesquisas voltadas para problemas e questões sociais reais de seus contextos locais.

A coordenadora institucional do Tipiti/Ufam, Fabiane Garcia, explicou como a proposta já está em andamento. “Os professores passaram pelas formações iniciais e, nas próximas semanas, os alunos começarão a desenvolver seus projetos científicos dentro das próprias escolas. Cada proposta precisa estar vinculada a desafios sociais do território em que os estudantes vivem. Desde o início, contamos com o apoio da Secretaria de Educação, tanto na escolha das escolas quanto na logística de transporte”, disse.

O Tipiti conta com bolsas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): R$ 770 para professores e R$ 300 para estudantes participantes. No total, serão 30 escolas públicas contempladas com laboratórios makers, sendo 15 da rede estadual, impactando diretamente 300 alunos em todo o Amazonas.

O post Escolas da rede estadual apresentam projetos científicos na I Fictea da Ufam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Ceci promove oficina de Arteterapia para idosos no bairro Aparecida

Por Redacao 12 minutos atrás

Secretaria de Educação convoca 91 candidatos aprovados no PSS para Manaus

Por Redacao 1 hora atrás

Sine Amazonas divulga 187 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por Redacao 1 hora atrás

Amazonas fortalece vigilância de vírus respiratórios na Atenção Primária com a estratégia ÆSOP

Por Redacao 1 hora atrás

UPA José Rodrigues pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade

Por Redacao 1 hora atrás

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência no interior do Estado

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?