Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Em sessão, CMM aprova contas da prefeitura e discute projetos de saúde e direitos sociais
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Em sessão, CMM aprova contas da prefeitura e discute projetos de saúde e direitos sociais
CMM

Em sessão, CMM aprova contas da prefeitura e discute projetos de saúde e direitos sociais

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

As contas da Prefeitura de Manaus referentes ao ano de 2021 foram tema de debate durante a 74ª Sessão Ordinária desta quarta-feira (3 de setembro), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Durante a votação da ordem do dia, os vereadores aprovaram o parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) ao Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora, que aprova a prestação de contas do Poder Executivo no ano de 2021, sob gestão do prefeito David Almeida (Avante).

Contents
Zoonoses e EtarismoDepressão na infânciaViolência no trânsitoDefesa do consumidorReforma da PrevidênciaMalária

Agora, a proposta segue para avaliação da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Zoonoses e Etarismo

Um dos primeiros projetos apresentados foi o de autoria do vereador Kennedy Marques (MDB), que visa criar uma lei para disciplinar as ações de Vigilância e Controle de Zoonoses em Manaus. Segundo o parlamentar, o projeto tem como finalidade a proteção e a promoção da saúde humana.

Com parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o PL será encaminhado à 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. Essa mesma comissão emitiu parecer favorável ao projeto de lei que cria uma campanha de combate ao etarismo em Manaus.

A proposta é de autoria da vereadora Yomara Lins (Podemos) e, com a aprovação, foi encaminhada para a 20ª Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Depressão na infância

Outro parecer debatido pela 3ª Comissão foi sobre o PL do vereador Allan Campelo (Podemos), que propõe a criação da lei que institui uma campanha de conscientização sobre depressão na infância e na adolescência. A proposta prevê a realização de ações educativas para orientar a população sobre o tema. Se aprovado em plenário, o PL seguirá para a 6ª Comissão de Saúde.

Violência no trânsito

Também foi debatido, na ordem do dia, o Projeto de Lei do vereador Joelson Silva (Avante), que cria uma campanha de combate à violência contra a mulher no trânsito de Manaus. A proposta visa conscientizar a população sobre a importância do respeito às mulheres no trânsito e a prevenção dessa violência.

“Fiz um levantamento e 60% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no trânsito no Brasil, incluindo agressões, ameaças e intimidação, além do preconceito de gênero. Isso pode resultar em transtornos como ansiedade e fobias. Por isso, precisamos combater esse tipo de crime com campanhas de conscientização, projetos de lei e, principalmente, punir quem comete essas infrações”, disse o vereador Ivo Neto (PMB).

O projeto teve parecer favorável da 18ª Comissão e agora será encaminhado à 8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade.

Defesa do consumidor

Outro projeto debatido durante a sessão foi o de autoria do vereador Saimon Bessa (União Brasil), que torna obrigatória a instalação de quiosques de esclarecimento sobre os direitos do consumidor em locais com alta demanda. A medida foi enviada para avaliação da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

“Esse projeto surgiu justamente de uma conversa com um consumidor que passou pela situação de chegar a um lugar, comprar um produto e ser informado de que ali havia um código de defesa do consumidor e que ele poderia ler seus direitos. Porém, às vezes, até quem é da área tem dificuldades, e a ideia do projeto é ajudar aquelas pessoas que não têm conhecimento sobre seus direitos”, enfatizou o parlamentar.

Reforma da Previdência

Durante a sessão, o vereador Eduardo Alfaia (Avante), líder do prefeito na Câmara, esclareceu alguns pontos da reforma da Previdência Social para servidores da Prefeitura de Manaus.

“É necessário esclarecer que a reforma da Previdência se faz necessária porque assegura aos próprios servidores suas aposentadorias e benefícios. Não está havendo nenhuma elevação nos percentuais de contribuição dos servidores”, ressaltou o parlamentar.

Malária

No pequeno expediente, o vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) falou sobre o recente aumento no registro de casos de malária em todo o Amazonas.

“Há um crescimento de 10% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado. No caso dessa doença, não podemos cochilar. Por isso, estamos solicitando que tanto a prefeitura quanto o governo adotem medidas emergenciais para conter e combater esse problema”, enfatizou o vereador.

Texto: Michael Douglas/Dicom

Leia Também

Sérgio Baré repercute denúncia sobre conduta inadequada de profissionais de saúde na Fundação Cecon

Por Redacao 53 minutos atrás

Rodrigo Sá realiza Audiência Pública sobre regulamentação dos mototaxistas de aplicativos em Manaus

Por Redacao 1 hora atrás

Elan Alencar participa de Audiência Pública em favor dos motociclistas de aplicativo na CMM

Por Redacao 3 horas atrás

Rodrigo Guedes trava pauta da CMM em protesto à manobra da base aliada para aprovar Reforma da Previdência

Por Redacao 3 horas atrás

Câmara Municipal de Manaus realiza curso sobre Lei Geral de Proteção de Dados

Por Redacao 4 horas atrás

Dione Carvalho e Rodrigo Sá debatem regulamentação dos motociclistas de aplicativo na CMM

Por Redacao 5 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?