A ação tem a participação de servidores e pacientes do projeto “Clube do Coração” do hospital

Foto: Divulgação / SES-AM
A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM) promove, nesta segunda-feira (29/09), uma programação especial no Dia Mundial do Coração. Serão realizadas ações educativas com foco na prevenção e promoção da saúde cardiovascular, incluindo uma caminhada com servidores e pacientes do hospital que participam do projeto “Clube do Coração”.
As atividades terão início às 8h, com a Caminhada do Coração, que sairá em frente à unidade, localizada na avenida Camapuã, 108, Cidade Nova. O percurso seguirá até a rotatória do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e retornará ao ponto de partida. A ação contará com a participação de pacientes do programa “Clube do Coração” e de servidores do hospital, com apoio de órgãos de segurança e de trânsito. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) fornecerá água ao longo do trajeto, enquanto a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) participará com bonecos interativos.
A programação prossegue com a equipe multiprofissional do hospital, que oferecerá orientações em saúde, dicas sobre prevenção das doenças cardiovasculares, alimentação saudável e prática de atividade física. Também serão realizados serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Foto: Antônio Lima / Secom
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Hospital Francisca Mendes é a unidade referência para doenças cardíacas no Amazonas, atendendo pacientes de outros estados do Norte, e passa por uma grande reforma e expansão para ampliar acesso. “O Francisca Mendes desempenha papel estratégico ao realizar cirurgias de média e alta complexidade, além de acompanhamento ambulatorial atendendo mais de 3.700 pacientes por mês”, destacou a secretária.
O Dia Mundial do Coração, prossegue, “é um momento simbólico para reforçarmos junto à população a importância de hábitos saudáveis e do acompanhamento regular com os serviços de saúde”, disse.
Segundo o cirurgião cardíaco Antônio Osman, a data também é uma oportunidade para conscientizar a população sobre os cuidados preventivos. “As doenças cardiovasculares ainda estão entre as principais causas de morte no mundo. Por isso, é essencial que cada pessoa adote hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, controle do estresse e acompanhamento médico periódico. Quanto mais cedo identificarmos os fatores de risco, maiores são as chances de tratamento eficaz e de qualidade de vida ao paciente”, destacou o especialista.

Foto: Divulgação / SES-AM
Unidade referência
O FHCFM atua como centro de alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) em cirurgia cardiovascular, cardiologia intervencionista e neurologia.
Em 2024, foram realizadas 563 cirurgias cardíacas, entre adultos e crianças. Além disso, o hospital registra um acompanhamento mensal de mais de 40 mil pacientes ao longo do ano.
“Nosso compromisso é oferecer atendimento de qualidade, desde o acompanhamento ambulatorial até procedimentos de alta complexidade, salvando vidas todos os dias. A programação do Dia Mundial do Coração reforça a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde cardiovascular, que é essencial para reduzir os índices de mortalidade e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou a diretora da unidade, Roberta Nascimento.
O post Dia Mundial do Coração: Hospital Francisca Mendes realiza programação de conscientização apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.