Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru
Executivo

Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru

Redacao 6 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A agremiação levou ao Parque do Ingá o tema ‘Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira’

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Encerrando a última noite do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), a Ciranda Flor Matizada entrou na arena do Parque do Ingá, neste domingo (31/08), defendendo o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”.

A apresentação da agremiação lilás e branca foi marcada por estruturas alegóricas gigantes, com movimentos, cores vibrantes e recursos tecnológicos, como leds e hologramas, que deram vida ao espetáculo.

O projeto de arena da Matizada trouxe a resistência do universo da ciranda, reafirmando sua ligação intrínseca com a floresta. O ato de abertura começou no Nordeste brasileiro, de onde uma caravela partiu em direção à Amazônia. O cordão de entrada uniu folclore e fantasia, encenando o nascimento da flor matizada — que, diante da destruição da fauna e da flora, acabou sendo roubada.

A partir desse enredo, a apresentação desenvolveu a jornada dos personagens Antônio e Benta, que buscaram os poderes necessários para preservar a tradição. Pedindo licença à Mãe da Mata, eles embarcaram na Amazônia em busca da flor matizada. O cordão principal surgiu debaixo das asas de uma borboleta gigante, conduzindo as crianças à luta pela floresta.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Na trajetória, receberam a ajuda de personagens do imaginário indígena, como a Caipora, o Curupira e o Pajé, que compartilharam saberes ancestrais. A flor matizada foi finalmente resgatada com a aparição da Cirandeira Bela.

Um dos ápices da noite foi a inovação coreográfica, com formações e transições dos cirandeiros que preencheram toda a arena do Parque do Ingá.

De acordo com o presidente da agremiação, Alexandre Queiroz, o espetáculo apresentado no Festival 2025 foi resultado de muito empenho e de incansáveis reuniões entre os dirigentes.

‘’Foi um trabalho de muitas reuniões, foi um projeto feito por várias mãos e vários meses. Viemos com um tema inovador e 160 cirandeiros, é a maior ciranda. Estamos com pé no chão e humildade para conquistar nosso objetivo que é o título”, disse.

Há 22 anos no cordão da Matizada, o puxador Walace Martins destacou que foram quase seis meses de preparação até chegar à arena: “Para esse momento, foram seis meses de ensaio muito intenso, de dedicação para esse momento de duas horas e meia onde pudemos mostrar tudo aquilo. Nos últimos anos, a Matizada vem grandiosa, e este ano não foi diferente’’, destacou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A Cirandeira Bela, Ellen Juliana, que representou a flor matizada, ressaltou que a apresentação veio grandiosa e contou com o calor da Torcida Família Matizada. “São seis meses de preparação para o grande espetáculo, junto com o cordão de cirandeiros. É uma grande responsabilidade, o coração foi a mil, a torcida da Flor Matizada é gigantesca e aguarda um verdadeiro espetáculo, o que foi apresentado na arena”.

Apuração

A apuração das notas do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru acontece nesta segunda-feira (1º/09), a partir das 14h, no Parque do Ingá.

O post Com cenário grandioso e tecnológico, Flor Matizada encerra o Festival de Cirandas de Manacapuru apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Prosai terá usina de asfalto própria para acelerar ainda mais as obras em Parintins

Por Redacao 16 minutos atrás

Agosto: focos de calor no Amazonas caem ao nível mais baixo desde 2011 e desmatamento diminui

Por Redacao 16 minutos atrás

Governo do Amazonas repassa mais de R$ 3,8 milhões em crédito rural no interior do estado

Por Redacao 1 hora atrás

Urucurituba: Equipes técnicas da Sect iniciam nova etapa de processo de regularização fundiária

Por Redacao 1 hora atrás

Pan-Amazônico de Oncologia: FCecon prorroga prazo para submissão de trabalhos científicos

Por Redacao 1 hora atrás

Governo do Amazonas destaca papel dos educadores físicos em programas que promovem qualidade de vida

Por Redacao 1 hora atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?