Gestores, pedagogos e representantes das Coordenadorias Distritais de Educação participam de conversas sobre direitos e cidadania

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início ao ciclo de Diálogos Itinerantes sobre Educação em Direitos Humanos e Diversidade, mobilização destinada a diretores, pedagogos e equipes de apoio pedagógico das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). As palestras itinerantes serão realizadas até o dia 4 de setembro, seguindo um cronograma que atenda aos servidores de todas as CDEs da capital.
Executada pelo Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (CDHD), com o objetivo de fortalecer as ações da Secretaria de Educação na área dos direitos humanos e diversidade, as palestras foram desenvolvidas visando a divulgação das legislações que fundamentam o trabalho pedagógico realizado nas escolas da rede pública estadual de ensino.
De acordo com a coordenadora da CDHD, Martha Benfica, após o ciclo de diálogo com diretores, os professores, alunos e a comunidade escolar também serão convidados a conhecer mais sobre as legislações.
“Nós estamos abordando essa temática em todas as coordenadorias, em atendimento a uma demanda nacional, e como parte da pauta das nossas temáticas na secretaria, uma vez que temos uma diversidade etnico-racial, de gênero também, nós precisamos trazer as fundamentações legais para os nossos profissionais da educação”, disse a coordenadora.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Educação justa para todos
Durante o primeiro encontro, na quarta-feira (14/08), realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Jacira Caboclo, localizado na zona sul de Manaus, a Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade foi apresentada para os servidores da CDE 1. Foram abordados temas como as leis que fundamentam os direitos humanos e a diversidade, políticas estaduais e municipais que garantem o direito à educação, o combate à intolerância religiosa, o estatuto da igualdade racial e a utilização do nome social.
Para o diretor da Escola Estadual (EE) Nossa Senhora Aparecida, Frank Dias, é importante tratar os temas com sensibilidade e buscar instruir os profissionais da educação sobre as legislações que garantem o direito à diversidade.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“A participação em uma reunião e na discussão sobre os direitos humanos é muito importante, haja vista que a diversidade na sociedade hoje em dia exige que os gestores, e todos os operadores da educação, as pessoas envolvidas em vários setores da sociedade estejam a par dessas informações e das evoluções que a sociedade apresenta e são necessárias para a nominação e o respeito às pessoas, à integridade humana e à sua dignidade”, ressaltou o diretor.
O post Secretaria de Educação inicia ciclo de Diálogos Itinerantes sobre Educação em Direitos Humanos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.