Iniciativa do Coletivo Arte Ocupa reúne 15 artistas em setembro, com bolsa, formação e exposição coletiva no Mês da Consciência Negra

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O Coletivo Arte Ocupa lança a chamada para a Residência Artística Pretoberâncias, iniciativa contemplada pelo Edital de Chamamento Público Nº 10/2024 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Proponentes Negros, via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
As inscrições encerram no dia 31 de agosto e devem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/qtNFZntNTDY7mczbA. O resultado será divulgado no dia 2 de setembro, nas redes do Coletivo Arte Ocupa e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua).

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
A residência será realizada em setembro de 2025, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, reunindo 15 artistas visuais negros e negras (pretos e pardos) em um processo colaborativo de criação, formação e partilha.
Pretoberâncias é um projeto artístico-cultural, o neologismo é combinação de “preto” (referente à cor e à identidade negra) e “berâncias” (um termo que sugere resistência, rebeldia e transgressão), funcionando como metáfora da identidade negra em afirmação constante.
Mais que um nome, o termo carrega a ideia de resistência e presença, evocando a força da arte preta amazônida como espaço de criação coletiva, memória insurgente e projeção de futuros. O projeto articula residência e exposição, ocupando territórios simbólicos de Manaus com obras que dialogam com ancestralidade, corpo e território.
A proposta se ancora na valorização da arte preta amazônida, no fortalecimento de identidades culturais e na luta contra o racismo estrutural. Mais que uma formação, Pretoberâncias é um chamado à criação coletiva, à memória insurgente e à presença negra que reimagina os territórios da arte.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Podem se inscrever artistas visuais maiores de 18 anos, residentes em Manaus, que atuem em linguagens como desenho, pintura, gravura, fotografia, vídeo, escultura, instalação, jardinagem, floricultura e performance.
Os selecionados receberão bolsa de R$ 300, além de materiais para a criação artística, kit com camisas e produtos personalizados; certificado de 40h emitido pelo Coletivo Arte Ocupa e Caua; acompanhamento de mediadores especializados em arte contemporânea negra, acessibilidade e letramento racial; bem como a inclusão das obras na Exposição Coletiva Pretoberâncias, em novembro, no Palacete Provincial, durante o Mês da Consciência Negra.
Cronograma da Residência
Conforme o cronograma, o 1º Encontro será no dia 11 de setembro, das 14h às 18h, com o tema Conexões Ancestrais / Identidade Afroamazônica, tendo como mediadores Lamartine Silva Silva e Marcelo Rufi. O 2º Encontro será no dia 18 de setembro, das 14h às 18h), com o tema Arte e Acessibilidade no processo artístico / Corpo e mandinga afroamazônica. Os mediadores são Henry Hernández e Eduarda Nalud.
O 3º Encontro acontecerá no dia 25 de setembro, das 14h às 18h, trazendo o tema Imagético Afroperiférico Artivista. Os mediadores são Andrew Ponto e Jorge Liu. No dia 2 de outubro será realizado o 4º Encontro, com Táticas Pretas de Sobrevivência / Mitologias Afrofemininas e mediação com Brisa Rocha e Rana Mariwo.
Encerrando as atividades, o 5º Encontro será no dia 4 de outubro, às 18h, com Atelieco, Apresentação dos Projetos Artísticos e Sarau Preto.l
Sobre o Coletivo Arte Ocupa
Atuante em Manaus, o Coletivo Arte Ocupa promove ações que fortalecem a arte e a cultura amazônida, com foco em processos de criação colaborativa, residências e experiências que afirmam identidades negras e periféricas.
O post Residência Pretoberâncias abre inscrições para artistas visuais negros em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.