Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção
Executivo

Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

A fundação intensifica enfrentamento à doença junto às Secretarias Municipais de Saúde

FOTO: Divulgação/MS

O Amazonas apresenta redução de casos de Febre do Oropouche desde o fim do mês de maio, seguida de estabilidade de casos da doença, saindo de cinco casos registrados para nenhum caso na primeira semana de agosto. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) segue fortalecendo a prevenção contra a doença.

Instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a FVS-RCP destaca para a adoção de medidas de prevenção como estratégia para o enfrentamento à Febre do Oropouche, junto às Secretarias Municipais de Saúde de forma integrada à ação da população.

De janeiro a 25 de julho de 2024, o Amazonas registrou 3.177 casos de Febre do Oropouche, por meio de critério laboratorial. Os dados da doença são divulgados mensalmente pela FVS-RCP, via informe epidemiológico. Desde janeiro deste ano, a FVS-RCP intensifica o enfrentamento à doença por meio de alertas epidemiológicos, notas técnicas destinadas a profissionais de saúde e campanhas de educação em saúde para fortalecer a prevenção.

“O enfrentamento da febre do Oropouche no Amazonas tem sido realizado de forma integrada. A ocorrência da doença na região amazônica segue sendo estudada por pesquisadores de todo o país. Enquanto isso, fomos destaques, em março e junho, no monitoramento em cenário nacional voltado para estratégias de vigilância e controle em todo o estado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Em resposta ao aumento dos casos e à necessidade de reforço na vigilância, o Governo do Amazonas, em parceria com a FVS-RCP, entregou, ainda em março, 20 veículos e 125 pulverizadores para apoiar o enfrentamento da febre do Oropouche e outras arboviroses, como dengue e malária, em municípios do interior do estado.

Esse investimento de aproximadamente R$ 5 milhões ocorreu para ampliar a capacidade de resposta e controle em áreas remotas. Além disso, a FVS-RCP tem se dedicado à investigação de novos casos e à atualização contínua dos dados epidemiológicos em colaboração com o Ministério da Saúde.

“Paralelamente, estamos intensificando o monitoramento de gestantes e recém-nascidos, visando um acompanhamento rigoroso para minimizar os riscos associados à infecção nesse grupo”, destaca a gerente de Doenças Transmissíveis no Departamento de Vigilância Epidemiológica, Lilian Furtado.

Além disso, a FVS-RCP participa de reuniões semanais com o Ministério da Saúde e demais estados brasileiros para avaliar e discutir estratégias de enfrentamento à doença. Não foram registradas anomalias congênitas e/ou abortos nas pacientes que contraíram pelo vírus Oropouche durante a gestação no Amazonas.

Ação contínua

Além do monitoramento contínuo e detalhado dos casos, a FVS-RCP tem promovido a capacitação de profissionais e a troca de experiências com outras regiões afetadas. Entre as iniciativas recentes, está a participação da FVS-RCP no 1º Simpósio sobre a Febre do Oropouche – Bahia 2024, onde foram compartilhadas experiências e estratégias de controle do Amazonas com outros estados.

A FVS-RCP também tem investido na capacitação de profissionais locais. Em abril de 2024, a Fundação sediou o curso “Biologia dos Arbovírus e Vetores da Febre do Oropouche”, em Manaus. Este treinamento ocorreu para aprimorar as habilidades dos profissionais da saúde pública, na identificação e controle eficaz da Febre do Oropouche.

Oropouche e prevenção

O Oropouche é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. A transmissão do Oropouche é feita principalmente pelo inseto conhecido como Culicoides paraensis (maruim). Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, pode transmitir o vírus.

Os sintomas são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. Alguns pacientes apresentam irritação na pele espalhada pelo corpo. Devido à similaridade com outras arboviroses, principalmente dengue e chikungunya, o diagnóstico laboratorial é fundamental para o diagnóstico em conjunto com critérios clínico-epidemiológicos.

Não existe tratamento específico e os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico. Em casos de sintomas suspeitos, a recomendação é procurar ajuda médica e informar sobre a exposição potencial à doença.

Para prevenção, a recomendação inclui evitar o contato com áreas de ocorrência e/ou minimizar a exposição às picadas dos vetores; usar roupas que cubram a maior parte do corpo; manter a limpeza de terrenos e de locais de criação de animais; recolhimento de folhas e frutos que caem no solo; e uso de telas de malha fina em portas e janelas.

O post Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, Manaus, SECOM

Leia Também

Detran-AM entrega 305 kits de segurança para mototaxistas de Anori e Beruri

Por Redacao 15 horas atrás

Treinamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas simula resgate de 25 vítimas em desabamento de prédio comercial

Por Redacao 17 horas atrás

Meia Maratona da Rocam reúne mais de 4 mil pessoas, no Distrito Industrial

Por Redacao 17 horas atrás

Sine Amazonas divulga 95 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 18 horas atrás

PMAM promove esporte e integração com a comunidade na Corridinha Rocam Kids

Por Redacao 20 horas atrás

Procon-AM realiza fiscalizações em Coari e Codajás após denúncias de consumidores

Por Redacao 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?