Com foco na transparência e na melhoria da gestão urbana, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) apresentou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº 079/2025, que institui o Programa Manaus Limpa. A proposta tem como objetivo principal aprimorar o sistema de coleta de resíduos sólidos domiciliares na capital, por meio da tecnologia e da participação da população.
De acordo com o texto, o Programa prevê a criação de uma plataforma digital — disponível em aplicativo ou site — que permitirá aos cidadãos o acesso a um mapa interativo com dias, horários e roteiros atualizados da coleta de lixo, além do rastreamento em tempo real dos caminhões responsáveis pelo serviço. A ferramenta também contará com um canal de denúncias, ampliando os canais de comunicação entre o cidadão e os serviços públicos.
“É uma medida de modernização da gestão urbana, que pode ser implementada com baixo custo por meio de parcerias, e que certamente trará benefícios diretos, uma vez que irá combater o descarte irregular”, destacou Rodrigo Sá.
O projeto ainda estabelece diretrizes para a promoção da conscientização ambiental, incentivo à participação popular na fiscalização da limpeza urbana e uso de tecnologias acessíveis para garantir o engajamento da comunidade. O texto autoriza a celebração de parcerias entre o Poder Executivo e instituições públicas ou privadas para o desenvolvimento, manutenção e atualização da plataforma.
A proposta prevê implementação gradativa, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Entre os objetivos estão evitar o acúmulo de resíduos nas vias públicas, reduzir impactos ambientais e contribuir para a saúde pública, com a diminuição de focos de doenças e entupimentos de bueiros.
Texto: Vandreza Costa (assessoria de imprensa do parlamentar)