Palestras orientam alunos e professores sobre prevenção de queimadas e desmatamento


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) está realizando, entre os dias 25 e 29 de agosto, uma campanha de educação ambiental em escolas da sede e da zona rural de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A atividade integra a programação do Ipaam Itinerante no município e busca sensibilizar alunos e professores para a prevenção de queimadas e do desmatamento.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Gustavo Picanço, a iniciativa é parte do esforço contínuo de educação ambiental desenvolvido pelo instituto.
“Continuamente, o Ipaam, por meio da Gerência de Educação Ambiental (Geam), vai até as escolas da capital e dos municípios do Estado para sensibilizar as crianças sobre o cuidado com a natureza e a importância da conservação e preservação da fauna e da flora. Trata-se de um investimento a médio e longo prazo, que insistimos em cultivar no coração destas crianças”, afirmou.
A programação iniciou nesta segunda-feira (25/08), com palestras na Escola Municipal Ministro Marcos Freire, localizada na zona rural (AM-240, km 13), e na Escola Municipal Deyse Lanmel, na sede. Na terça-feira (26/08), será a vez da Escola Municipal Hugo Castelo Branco, também na zona rural (AM-240, km 28), e do Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos, na sede.
Na quarta-feira (27/08), os alunos da Escola Municipal Carla Jeanne de Souza Oliveira, situada na BR-174, km 134, participarão da campanha no turno da manhã, e à tarde a ação retorna à Escola Maria Eva. As atividades seguem na quinta-feira (28/08), com palestra na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), no período da manhã, e na Escola Municipal Manoel Raimundo de Andrade, à tarde. O encerramento será na sexta-feira (29/08), na Escola Municipal Ernandes Silva do Nascimento.
A gerente da Geam, Therezinha Melo, destacou a abrangência do trabalho. “O Ipaam já realizou atividade semelhante com a participação de mais de 12 mil alunos e professores nos municípios de Lábrea, Manicoré, Apuí, Humaitá, Novo Aripuanã, Parintins, Autazes, Silves, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara e Manaus. Após Presidente Figueiredo, a equipe de Educação Ambiental estará nos municípios de Anamã, Maués e Eirunepé”, explicou.
Outras ações
O Mutirão Itinerante também inclui atendimentos presenciais no auditório da Prefeitura de Presidente Figueiredo. São oferecidos serviços como emissão de declarações de inexigibilidade, consultas, regularizações, orientações sobre processos ambientais e dispensas de licenciamento, com foco em empreendimentos de pequeno porte e no setor de turismo.
O gerente do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), Bismark Filgueiras, reforçou que a ação faz parte do Plano de Ação de Regularização Ambiental, Enfrentamento e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas e Estiagem. “Neste ano, ampliamos o alcance das atividades para mais municípios, antes do período crítico de estiagem”, disse.
As ações contam com apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reforçando o compromisso do Ipaam em descentralizar o atendimento e promover a conscientização da população para a prevenção de incêndios florestais e a preservação da floresta amazônica.
O post Ipaam Itinerante: escolas de Presidente Figueiredo recebem palestras de educação ambiental apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.