Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governo do Amazonas oferece serviços de apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas oferece serviços de apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade
Executivo

Governo do Amazonas oferece serviços de apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade

Redacao 12 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

No primeiro semestre de 2024, a Sejusc realizou mais de 14 mil atendimentos voltados às mulheres vítimas de violência

FOTO: Roberto Carlos/Secom

Nos primeiros seis meses do ano, o Governo do Amazonas registrou mais de 14 mil atendimentos nos serviços de apoio e no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream). Desde 2015, a Sejusc conta com a Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), que tem por finalidade planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para esse público por meio do Serviço de Apoio Emergencial a Mulher (Sapem), do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante e outros serviços de atenção.

Em outubro de 2023, Juliana Silva*(nome fictício) foi atendida pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), após sofrer violência doméstica por parte do marido

No caso de Juliana Silva*, a violência foi motivada depois de um pedido de separação feito por ela. Meses depois da agressão, Juliana ainda precisa de apoio psicológico e faz o tratamento regularmente no Cream. Para ela, o acompanhamento tem sido importante para lidar com o trauma.

“A gente acha que apanhou porque fez algo de errado e que a culpa é nossa. A partir de todo esse processo que passei pelo Sapem, onde me encaminharam e comecei a fazer minha terapia e tratamento, eu passei a enxergar diferente e dizer que não é minha culpa”, destacou *Juliana Silva.

O trabalho feito pelo Governo do Estado é essencial no período após a procura de ajuda, quando as mulheres estão mais fragilizadas e precisam de orientação, conforme explica a secretária Executiva de Política para Mulheres, Lilian Gomes.

“São atendimentos que fizemos com muito afinco e dedicação às mulheres. Infelizmente nós temos que lidar com essas situações, mas o Governo do Amazonas tem trabalhado continuamente para dar conta do recado. Nós temos dois tipos de equipamentos na Sejusc: os serviços de atendimento emergencial, na capital e no interior, e temos um centro especializado em atendimento à essas mulheres (Cream)”, disse a secretária da SEPM, Lilian Gomes.

FOTO: Roberto Carlos/Secom

Atendimento aos filhos

A violência doméstica contra as mulheres também possui um grande impacto nas crianças e adolescentes que presenciam as cenas dentro do ambiente familiar. No Amazonas, o Cream atendeu no primeiro semestre de 2024 mais de 300 filhos de mulheres que foram assistidas pelos serviços da secretaria.

Foi o caso da *Juliana Silva, citada anteriormente. Quando sofreu as agressões do marido, os dois filhos pequenos presenciaram tudo e passaram a apresentar mudanças no comportamento. Foi através do Sapem que ela também conseguiu suporte psicológico para as crianças.

“Eles estavam necessitando muito, porque eles presenciaram a violência do pai. Eu já estava procurando atendimento no particular, mas foi através daqui (Sapem) que eu consegui tratamento para eles e estão muito bem agora”, falou a Juliana Silva*.

Como buscar ajuda

O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) integra a rede de atenção em defesa dos diretos da mulher e conta com seis unidades na capital, com atendimento 24h. O endereço completo e o número de telefone dos pontos pode ser consultado no site da Sejusc: https://www.sejusc.am.gov.br/disque-denuncia/.

As vítimas também podem acionar o 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, além de contar com os serviços das Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Mulher (DECCM).

O post Governo do Amazonas oferece serviços de apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima inaugura Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança e investe mais de R$ 2,5 milhões nos setores social e primário em Coari

Por Redacao 2 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (03/08)

Por Redacao 5 horas atrás

Noite de encontros e ritmos marca segunda apresentação do Green Jazz no Teatro Amazonas

Por Redacao 5 horas atrás

Em Codajás, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com mais de R$ 540 mil em investimentos

Por Redacao 5 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Codajás

Por Redacao 6 horas atrás

Resgate cultural e fortalecimento comunitário marcam terceira edição do Arraial do Museu do Seringal

Por Redacao 7 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?