Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior
Executivo

Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Agenda técnica foi realizada com dirigentes do instituto ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

O Governo do Amazonas intensificou as articulações com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para cooperação em projetos de segurança alimentar e acesso à água potável para populações ribeirinhas diante dos impactos das mudanças climáticas na região. Foi realizada uma programação técnica com dirigentes da organização vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A agenda foi marcada por encontros em unidades de manejo sustentável de pirarucu e de jacaré, além de laboratórios científicos flutuantes, nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã e Mamirauá, na calha do Médio Solimões, na segunda-feira (12/08). Durante as atividades, Tadeu de Souza reiterou a importância de ouvir os pesquisadores para embasar as políticas públicas, especialmente durante a estiagem deste ano.

“São os pesquisadores que têm contato direto com as populações interioranas, que possuem o conhecimento sobre essa tecnologia social diretamente ligada à segurança alimentar, à segurança hídrica, e a gente precisa se apropriar de informações em relação, principalmente, ao monitoramento. Tenho certeza que aqui é o início de um arranjo institucional que vai dar muitos frutos”, declarou o vice-governador.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

Desde 1999, o Instituto Mamirauá atua no manejo participativo da pesca de pirarucus, entre outros programas de pesquisa e desenvolvimento social em 36 áreas protegidas da Amazônia. A medida ajudou a aumentar em, aproximadamente, 620% o estoque natural da espécie nas áreas da RDS Mamirauá, além de proporcionar o aumento na renda dos pescadores da região ao longo dos últimos 25 anos.

“É muito raro a gente ter este nível de gestão, como o vice-governador, tão próximo à ponta para reconhecer as atividades que Mamirauá realiza em campo. É a oportunidade de entregar sugestões para enfrentamento das condições adversas que a seca deve apresentar aqui no Amazonas. Nós sabemos que eventos extremos estão cada vez mais ocorrendo com maior frequência”, declarou o diretor-geral do instituto, João Valsecchi.

Ao vice-governador, o diretor-geral do Instituto Mamirauá também apresentou o projeto para o tratamento emergencial de água do rio que pode ser utilizado em comunidades afetadas pela estiagem. Trata-se de um kit que trata até 6 mil litros de água e abastece uma família de cinco pessoas por até dois meses. A tecnologia social de baixo custo, que tem como base o hipoclorito de sódio, já ganhou adesão das prefeituras da região e deverá beneficiar 15 mil pessoas que vivem em áreas de conservação.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

Atualmente, o Governo do Estado atua para prevenir doenças transmitidas pela água contaminada, na capital e no interior. Por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), um total de 3 milhões de frascos de hipoclorito de sódio estão sendo distribuídos para todas as 62 secretarias municipais de saúde do Amazonas.

Ouvindo a ciência

No primeiro semestre, o vice-governador Tadeu de Souza iniciou a busca por soluções científicas para orientar a tomada de decisões governamentais na estiagem e realizou as tratativas iniciais com outros órgãos federais, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Em julho, o governador Wilson Lima criou o Comitê Técnico-Científico para assessorar o Comitê de Enfrentamento à Estiagem. O trabalho do grupo é coordenado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e agrega pesquisadores de órgãos do governo, universidades e instituições de pesquisas, que atuam na área de fenômenos climáticos.

O post Governo do Amazonas e Instituto Mamirauá articulam cooperação para projetos de segurança alimentar no interior apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima anuncia delegação do Amazonas e pacote de ações que o estado levará para a COP30

Por Redacao 2 horas atrás

Workshop de Engajamento do Selo Unicef reúne representantes do Amazonas, Acre e Rondônia

Por Redacao 4 horas atrás

Secretaria de Educação realiza aulão de redação no âmbito do programa Acerta + Enem

Por Redacao 6 horas atrás

PC-AM prende casal e apreende mais de 600 quilos de maconha e cocaína avaliados em R$ 13,5 milhões

Por Redacao 6 horas atrás

Focos de calor no Amazonas caem 65,81% em outubro, aponta Inpe

Por Redacao 7 horas atrás

Banzeiro Cabôco celebra a MPB e os ritmos amazônicos no Largo de São Sebastião

Por Redacao 7 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?