Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária
Executivo

Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Programação começou com módulos teóricos ministrados pelas médicas veterinárias Carolina Bolsanello e Pauline Sperka

Foto: Divulgação/Adaf

Começou, nesta segunda-feira (25/08), o treinamento ‘Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária – Da Notificação ao Encerramento do Foco’, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O evento, que vai até sexta-feira (29/08), está preparando aproximadamente cem servidores da autarquia para atuar de forma rápida e eficaz em caso de confirmação de foco da doença no Estado.

O primeiro dia da capacitação teve módulos teóricos ministrados pelas médicas veterinárias Carolina Bolsanello e Pauline Sperka, que atuam, respectivamente, na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

A parte teórica do treinamento segue nesta terça-feira (26/08), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Assuntos como o papel do Serviço Veterinário Oficial na Contenção de Surtos; destino das aves mortas e resíduos; limpeza e desinfecção e barreiras sanitárias, bloqueios de trânsito e desinfecção de veículos estão na programação.

Foto: Divulgação/Adaf

Nos dias 27 e 28, com turmas revezadas, o treinamento será voltado à prática, com a mestre em Saúde Animal Sandy Kelly Souza Marques da Silva, que é professora Acadêmica na Universidade da Amazônia (Unama). Essa atividade acontecerá no laboratório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), bairro Japiim, também na zona sul de Manaus, e inclui orientações de paramentação, coleta de suabes e acondicionamento, identificação e transporte das amostras, entre outras.

As turmas que não estiverem na aula prática terão encontro com as coordenações dos programas ligados à Defesa Animal da Adaf para alinhar ações, tirar dúvidas e sugerir melhorias.

Na manhã do dia 29, a programação será voltada para o Programa Nacional de Combate à Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH), com uma conversa com a coordenação e também para a realização de sorologia nos servidores. O exame é importante para avaliação vacinal de pessoas expostas ao risco de infecção pelo vírus da raiva, como é o caso dos profissionais da Defesa Agropecuária.

Foto: Divulgação/Adaf

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Amazonas, Larissa Araújo, destacou que o treinamento era um pleito da área técnica da Adaf desde que a doença começou a se aproximar do Brasil. “Esse treinamento foi pensado para manter nossos servidores confortáveis para atuar nas ações de atendimento a notificações e num possível enfrentamento a um foco da doença. A gente conseguiu trazer colegas de outros estados, que têm uma outra vivência, que já tiveram focos, então a gente espera que os servidores aproveitem e saiam do treinamento seguros para enfrentar a Influenza Aviária”, afirmou.

O superintendente substituto do Mapa, Raphael Mattoso, acompanhou o primeiro dia do treinamento e destacou a importância da iniciativa. “Ter essa oportunidade de receber palestrantes convidados que já passaram pela experiência de saneamento de foco e poder trazer todos os servidores da Adaf para cá é de extrema importância porque a gente vai ter maior segurança de como agir, mais facilidade para reconhecer os sintomas e, além disso, proteger a população se realmente for uma zoonose. Quanto mais rápida e precisa for a nossa ação, mais seguro é para a população”, ressaltou.

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade é causada por vírus, com alto índice de contágio e representa uma grave ameaça à avicultura. A doença pode causar tosse, espirros, secreção ocular e nasal, diarreia, desidratação, apatia, falta de coordenação motora, perda de apetite, inchaços na cabeça e pescoço, hemorragia nas pernas e queda drástica na produção de ovos, além de aumento repentino na mortalidade das aves.

O post Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por Redacao 33 minutos atrás

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por Redacao 1 hora atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por Redacao 1 hora atrás

Ipaam abre celebração dos 30 anos com lançamento do Sisrev/AM e apresentação do Balanço Prévio 2025

Por Redacao 2 horas atrás

Raízes do Investimento destaca novos aportes e expansão de empresas na Zona Franca de Manaus

Por Redacao 2 horas atrás

HPS João Lúcio busca familiares de paciente internado sem acompanhante

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?