Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Em Manaus, Procon-AM autua instituição bancária por descumprimento da Lei das Filas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Em Manaus, Procon-AM autua instituição bancária por descumprimento da Lei das Filas
Executivo

Em Manaus, Procon-AM autua instituição bancária por descumprimento da Lei das Filas

Redacao 11 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

No local, havia mais de 10 pessoas esperando atendimento por mais de 40 minutos

Foto: João Pedro/Procon-AM

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou nesta terça-feira (13/08) uma instituição bancária, localizada na avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul de Manaus, por descumprimento à Lei Estadual das Filas n.º 5.867/2022. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina do órgão. No local, havia mais de 10 pessoas esperando atendimento por mais de 40 minutos.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressalta a importância da aplicação da Lei das Filas em relação ao tempo máximo de espera e enfatizou as sanções para as agências que não respeitarem a legislação.

“É crucial que o tempo do consumidor seja respeitado. A nova Lei das Filas considera o tempo como um valor jurídico, ou seja, tempo é dinheiro. Embora compreendamos as dificuldades enfrentadas pelos bancos, não podemos negligenciar os direitos do consumidor. A Lei das filas estipula autuações, tempo de espera e tempo de atendimento”, destacou Fraxe.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Segundo ele, há uma normativa estadual que prevê penalidades para instituições financeiras que excedam o tempo de atendimento. As multas começam em 50 mil e aumentam em casos de reincidência, o que significa que, se uma instituição já foi autuada e reincide, as multas serão mais elevadas.

Conforme a legislação, o tempo de espera em agências bancárias e similares deve ser de 30 minutos em dias normais, 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados, e 50 minutos nos dias de pagamento de servidores públicos municipais, devido à complexidade dos serviços prestados.

Segundo o Chefe de Fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, os clientes aguardavam por mais de 40 minutos na fila para receber atendimento.

“Estávamos em uma fiscalização de rotina quando chegamos nessa agência da avenida Sete de Setembro e constatamos que vários clientes estavam aguardando por mais de 40 minutos para ser atendido. Logo em seguida, lavramos o auto de constatação e a empresa deve ser multada”, concluiu.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Denúncias

Em caso de descumprimento da Lei das Filas, o Procon-AM orienta o consumidor a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento, e levar esse documento ao órgão para formalizar a denúncia ou ligar para os números 0800-092-1512 / 3215-4009 e relatar a situação para ser investigada e punida conforme a legislação vigente.

O post Em Manaus, Procon-AM autua instituição bancária por descumprimento da Lei das Filas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, Manaus, SECOM

Leia Também

Jurados do 67º Festival Folclórico do Amazonas são escolhidos com participação de representantes das associações

Por Redacao 14 horas atrás

Inscrições para edital do Governo do Amazonas de apoio a eventos científicos e tecnológicos encerram dia 15 de julho

Por Redacao 14 horas atrás

Sine Amazonas divulga 336 vagas de emprego para esta quinta-feira

Por Redacao 15 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (09/07)

Por Redacao 15 horas atrás

Amazonas To Go reúne prestadores de serviços turísticos para auxiliar visitantes com informações seguras

Por Redacao 15 horas atrás

Órgãos ambientais na RDS do Uatumã apreendem madeira e embargam serraria irregular

Por Redacao 16 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?