Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Educação, cultura e memória marcam os 23 anos de fundação da Biblioteca Genesino Braga
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Educação, cultura e memória marcam os 23 anos de fundação da Biblioteca Genesino Braga
Executivo

Educação, cultura e memória marcam os 23 anos de fundação da Biblioteca Genesino Braga

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Cerimônia foi marcada pela abertura da exposição História da Biblioteca Genesino Braga, com a presença dos familiares do biblioteconomista

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Obras e memórias, tanto profissionais quanto afetivas, marcaram a celebração dos 23 anos da Biblioteca Genesino Braga, localizada no Centro Cultural Thiago de Mello, na avenida Autaz Mirim, zona leste de Manaus. A cerimônia simbólica, realizada na quinta-feira (21/08), contou com a presença de familiares do biblioteconomista, que dá nome ao espaço, e foi marcada pela abertura da exposição História da Biblioteca Genesino Braga.

Mantida pelo Governo do Amazonas e administrada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Departamento de Gestão de Bibliotecas, a instituição foi inaugurada em 2002, inicialmente, dentro de um shopping da zona leste.

Ao longo dos anos, mudou de endereço e ampliou seu acervo, que hoje conta com aproximadamente dez mil títulos nas áreas de Sociologia, Política, Literatura, Línguas, Teologia e obras técnicas, como dicionários e enciclopédias.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Frequentador da biblioteca desde sua inauguração, o administrador Sebastião Cordeiro destacou a importância do espaço: “Quando inaugurou, a biblioteca era perto da minha casa, na zona leste, diferentemente das outras que eram distantes. Eu sempre gostei muito de ler”, disse.

Para a bibliotecária e responsável pela exposição, Mônica Farah, celebrar os 23 anos significa reconhecer o papel da biblioteca na formação cultural da cidade: “Ao longo desse tempo, o espaço foi se transformando, inovando em seu acervo, em suas ações culturais e na relação com seu público, tornando-se referência no coração da zona leste. Celebramos não apenas a história da biblioteca, mas também sua contribuição para a educação, a cultura e a memória da nossa cidade”, afirmou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Exposição Genesino Braga

A mostra reúne documentos, diplomas, recortes de jornais, além de depoimentos de usuários e servidores que acompanharam a evolução da instituição. Também presta homenagem ao patrono Genesino Braga, com biografia, curiosidades, livros publicados e registros de sua contribuição à biblioteconomia e à cultura amazonense.

Neta do homenageado, a fotógrafa Gisele Alfaia ressaltou o orgulho da família em ver o legado de Genesino Braga preservado através das obras.

“É muito significativo vê-lo ser lembrado da forma que mais gostaria: como alguém que trouxe saber, cultura e paixão pelos livros. Esse momento é especial, principalmente por acontecer em um espaço onde a leitura e o conhecimento podem transformar vidas. Tenho certeza de que isso deixaria meu avô muito feliz — assim como nós estamos hoje, por ele”, declarou Gisele Alfaia.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Nascido em Santarém (PA), Genesino Braga destacou-se no Amazonas como político, jornalista, professor e biblioteconomista. Formado em Biblioteconomia, dirigiu a Biblioteca Pública do Estado por 15 anos, lecionou na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e presidiu a Academia Amazonense de Letras (AAL).

Em sua homenagem, o Governo do Amazonas criou a Biblioteca Genesino Braga que, desde 2002, cumpre a missão de difundir conhecimento e promover a cultura na zona leste de Manaus.

A Biblioteca Genesino Braga funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e fica localizada na avenida Autaz Mirim, 9.018, bairro Novo Aleixo, nas dependências do Centro Cultural Thiago de Mello. A entrada no espaço é gratuita.

O post Educação, cultura e memória marcam os 23 anos de fundação da Biblioteca Genesino Braga apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Concerto da Amazonas Filarmônica emociona o público com a ‘Heroica’ de Beethoven no Teatro Amazonas

Por Redacao 5 minutos atrás

Ipaam Itinerante promove atendimentos e capacitação em Presidente Figueiredo

Por Redacao 1 hora atrás

Governo do Amazonas promove a 6ª Conferência Estadual das Cidades, para avançar no desenvolvimento urbano

Por Redacao 1 hora atrás

Higienização das mãos é tema de capacitação para profissionais de saúde no Amazonas

Por Redacao 1 hora atrás

Largo de São Sebastião recebe a 2ª edição do projeto ‘Banzeiro Cabôco’

Por Redacao 2 horas atrás

Governo Presente: com serviços estendidos até quarta-feira, o programa realizou mais de 5 mil atendimentos na zona leste

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?