Oficinas de escrita criativa, poesia slam e contação de histórias percorrem cinco municípios do Amazonas

FOTO: Alonso Jr/ Acervo Coletivo Allegriah
Os municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Manaus, Novo Airão e Coari recebem, até setembro, atividades gratuitas do projeto Aglomeração Literária: PalavrArtes em Move-Mente, idealizado pela atriz, professora e pesquisadora Jackeline Monteiro, em parceria com o grupo Allegriah.
O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Conselho Estadual de Cultura (Conec), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação de Escritores do Amazonas, entre outros parceiros.
A iniciativa busca fortalecer a expressão artística, valorizar narrativas amazônicas e promover espaços de cura e acolhimento por meio de oficinas de escrita criativa, poesia slam (competição de poesia falada e performática) e contação de histórias. Ao todo, 18 profissionais da literatura, teatro, música e pedagogia participam das ações.
No próximo dia 30 de agosto, em Manaus, será realizada a oficina “Desbravando o Mundo da Acessibilidade”, em parceria com a empresa Cão Guia. O acesso é gratuito e todas as informações podem ser obtidas através das redes sociais oficiais do projeto: @aglomeracaopoetica e @allegriahoficial.
Em setembro, as atividades acontecem em Coari (8 a 11/09), nas escolas Prefeito Alexandre Montoril, localizada na Estrada do Contorno, s/n, bairro Duque de Caxias, e Prof. Manuel Vicente Ferreira Lima, localizada na Estrada Coari Mamia, s/n, bairro Espírito Santo.
O encerramento será em Manaus, no Encontro de Contadores de Histórias, dia 23 de outubro, na Escola Normal Superior (ENS – UEA), localizada na avenida Djalma Batista, 2470, Chapada.


Segundo Jackeline Monteiro, a proposta entende a arte como gesto político e de resistência, adaptando cada oficina ao público atendido. A música também integra as atividades, com experimentações de “corpo-sonoridade” conduzidas por Stivisson Menezes.
Após passar, também, por Iranduba e Rio Preto da Eva, o projeto passou por Novo Airão, com oficinas na Fundação Almerinda Malaquias, encerrando com um sarau gratuito no Parque Pinheiral, localizado na avenida João Tiburtino da Silva.


As primeiras oficinas iniciaram em julho e aconteceram no Lar Terapêutico Ágape (Iranduba) e no Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz – CRDQ (Rio Preto da Eva), reunindo arte-educadores como Vitor Lima, Deihvisom Caelum, Stivisson Menezes, Ernan Passos, Neuriza Figueira e Aritana Tibira. Entre os temas trabalhados, destacam-se as lendas amazônicas e a “Psicoesia” – método de criação poética voltado ao estímulo da expressão artística.
O post Arte, Cultura e Educação: Projeto ‘Aglomeração Literária’ promove oficinas gratuitas no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.