Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Amazonas Green Jazz Festival é palco do lançamento de obra cotada ao Grammy
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Amazonas Green Jazz Festival é palco do lançamento de obra cotada ao Grammy
Executivo

Amazonas Green Jazz Festival é palco do lançamento de obra cotada ao Grammy

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

O álbum do multi-instrumentista Joviano Santos Neto, A Onça e o Pajé, foi gravado ao vivo durante o festival do ano passado

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A noite de quarta-feira (06/08) foi histórica no Amazonas Green Jazz Festival, com uma apresentação no Teatro Amazonas. No centro da cena, a Amazonas Band, anfitriã do festival, recebeu o multi-instrumentista, compositor e arranjador Jovino Santos Neto para uma performance que combinou excelência musical, ancestralidade e narrativa amazônica.

Na ocasião, foi realizado o lançamento mundial do álbum “A Onça e o Pajé”, obra que foi gravada ao vivo no festival do ano passado e que agora está cotada para concorrer ao Grammy na categoria Large Jazz Ensemble Album e Melhor Composição Instrumental. A faixa-título, que dá nome ao álbum, é uma peça extensa de 12 minutos, composta por Jovino especialmente para a Amazonas Band, com forte inspiração nas mitologias e espiritualidade dos povos originários da floresta.

“Essa música é quase um filme”, explicou Jovino. “Ela conta a história de uma onça preta, a Yauaretê Pixuna, e um curumim chamado Uyu Puyuh Ira, que está em sua jornada para se tornar um pajé. Para isso, ele precisa da canela da onça para confeccionar sua flauta sagrada, a jacobete. A música retrata esse encontro – que poderia ser fatal – mas acaba se tornando uma união espiritual entre os dois seres.”

O músico, que além de pianista e flautista é biólogo de formação, tem uma conexão profunda com a Amazônia. Em 1977, ele chegou a ser aprovado para um mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), mas acabou optando por seguir a carreira musical ao ser convidado por Hermeto Pascoal para integrar sua lendária banda. “Fiquei 15 anos com o Hermeto, tocando por todo o mundo, mas a floresta nunca saiu de mim”, contou.

Radicado há mais de três décadas em Seattle (EUA), Jovino também é professor de música há 26 anos no Cornish College of the Arts. Ele celebrou a parceria com a Amazonas Band e a oportunidade de trabalhar com uma big band brasileira: “Tocar com uma big band é algo raríssimo, exige uma estrutura enorme. A produção aqui é impecável. É como lançar um foguete”, ressaltou.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Além da faixa principal, o concerto incluiu outras composições inéditas de Jovino, e arranjos especiais para clássicos como “Você Já Foi à Bahia?” (Dorival Caymmi), “Brigas Nunca Mais” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e “Bebê”, do seu mentor Hermeto Pascoal.

O maestro Rui Carvalho, regente da Amazonas Band, destacou a importância artística e técnica do projeto. “Gravar e apresentar esse espetáculo com o Jovino é um marco para nós. É um trabalho inédito, com uma complexidade que nos desafia e nos faz crescer musicalmente. Estamos muito orgulhosos por ter gravado esse álbum aqui no festival e agora lançá-lo mundialmente”, disse.

O Amazonas Green Jazz Festival, que é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, segue com sua programação até domingo (10/08). Nesta quinta-feira (07/08), Rony Ferreira e Orquestra Som do Nordeste sobem ao palco.

Na sexta (08/08), Cleber Almeida Quarteto convida Diego Garbin. No sábado (09/08) e domingo (10/08), a Amazonas Band recebe Ivan Lins e Gilson Peranzzetta, encerrando a programação de 2025 em grande estilo.

A “Casa do Jazz” segue com programação paralela no Largo de São Sebastião, incluindo a exposição e venda do livro que celebra os 25 anos da Amazonas Band, testemunho histórico de sua trajetória musical.

O post Amazonas Green Jazz Festival é palco do lançamento de obra cotada ao Grammy apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

‘Um Convívio Sem Violência’: projeto do Governo do Amazonas promove reconstrução de vínculos e proteção à pessoa idosa

Por Redacao 1 hora atrás

“Luz, Câmera, Ação”: Oficinas gratuitas promovem formação audiovisual com foco na ficção amazonense

Por Redacao 1 hora atrás

Mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram crimes de homicídios durante o 1º semestre de 2025

Por Redacao 1 hora atrás

Sine Amazonas divulga 150 vagas de emprego para esta sexta-feira

Por Redacao 2 horas atrás

Em Apuí, governador Wilson Lima realiza investimentos em obras viárias e iluminação pública em LED

Por Redacao 2 horas atrás

IML busca por familiares de homem que morreu no SPA do São Raimundo, em Manaus

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?