Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Aftosa: Amazonas, Acre e Rondônia assinam Termo de Cooperação Técnica para manutenção de status sanitário
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Aftosa: Amazonas, Acre e Rondônia assinam Termo de Cooperação Técnica para manutenção de status sanitário
Executivo

Aftosa: Amazonas, Acre e Rondônia assinam Termo de Cooperação Técnica para manutenção de status sanitário

Redacao 4 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Adaf, Idaf e Idaron instituíram Plano de Contingência que prevê ações coordenadas entre os estados

FOTO: Alice Leão/Secom-AC

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) assinaram, na quinta-feira (07/08), o Termo de Cooperação Técnica que institui o Plano de Contingência Para Proteção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, recentemente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O documento prevê ações conjuntas envolvendo os três estados para a manutenção do novo status sanitário. Participaram da assinatura o diretor-presidente da Adaf, José Omena, e os presidentes do Idaf, José Francisco Thum, e da Idaron, Júlio César Peres.

“O impacto disso é uma segurança para os nossos rebanhos e tornar a vigilância ainda mais ativa, para que mal nenhum atinja nossos rebanhos. E a gente mostre para os outros países que estamos consolidados com as orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária, junto com as agências de defesa agropecuária”, destacou José Omena.

FOTOS: Alice Leão/Secom-AC

O principal objetivo do plano de contingência é estabelecer ações de prevenção a uma possível ocorrência de febre aftosa em zonas ou países adjacentes, estabelecendo um fluxo coordenado de ações entre os estados que compõem a zona, mapeando e registrando pontos de vulnerabilidade para animais e produtos de risco, protegendo a zona livre da doença de ameaças externas e viabilizando respostas rápidas, baseadas em dados atualizados de risco.

O documento prevê, ainda, a instituição de uma Comissão Interestadual da Zona Livre Sem Vacinação, composta por representantes do Serviço Veterinário Oficial do Amazonas, Acre e Rondônia e da iniciativa privada ligada ao setor, em cada um dos estados.

Após a assinatura do termo, em que cada um dos estados que compõem a zona livre de febre aftosa sem vacinação se compromete a cumprir as medidas necessárias à manutenção do status sanitário, o plano será apresentado à OMSA. O conjunto de ações nele previsto garante preservar a condição sanitária alcançada, além de conquistar a confiança dos mercados no agronegócio nacional e internacional.

FOTOS: Alice Leão/Secom-AC

No dia 29 de julho, em Brasília, o Amazonas recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o documento que chancela o status sanitário internacional de livre de febre aftosa sem vacinação. O certificado foi entregue ao diretor-presidente, José Omena.

O documento havia sido entregue pela OMSA ao Brasil em maio, em Paris, onde está sediada a organização internacional. Agora, o Mapa entregou o certificado individualmente a cada um dos 22 estados que evoluíram para o novo status sanitário, que passa a abranger todas as regiões.

Na prática, o novo status representa para os pecuaristas redução de gastos com vacinação, além de possibilitar a abertura de novos mercados, colocando o Amazonas e o restante do país em um novo nível de produção, possibilitando o desenvolvimento do setor de produção de proteína animal.

O post Aftosa: Amazonas, Acre e Rondônia assinam Termo de Cooperação Técnica para manutenção de status sanitário apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por Redacao 10 horas atrás

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por Redacao 11 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por Redacao 11 horas atrás

Ipaam abre celebração dos 30 anos com lançamento do Sisrev/AM e apresentação do Balanço Prévio 2025

Por Redacao 11 horas atrás

Raízes do Investimento destaca novos aportes e expansão de empresas na Zona Franca de Manaus

Por Redacao 11 horas atrás

HPS João Lúcio busca familiares de paciente internado sem acompanhante

Por Redacao 11 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?