Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Adaf capacita mais de 160 pessoas na Feira de Agronegócios da Nilton Lins
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Adaf capacita mais de 160 pessoas na Feira de Agronegócios da Nilton Lins
Executivo

Adaf capacita mais de 160 pessoas na Feira de Agronegócios da Nilton Lins

Redacao 10 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Autarquia promoveu nove palestras sobre temas voltados à defesa vegetal e animal, manipulação de agrotóxicos e inspeção

FOTO: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) capacitou mais de 160 pessoas, entre produtores e estudantes, sobre temas voltados à defesa vegetal e animal, manipulação de agrotóxicos e inspeção de produtos de origem animal, durante a sua participação na 8ª edição da Feira de Agronegócios da Nilton Lins. O evento, considerado um dos principais do setor primário no Amazonas, iniciou na quarta-feira (07/08) e segue até o próximo domingo (11/08).

Ao longo dos três dias de capacitação promovidos pela Adaf, estudantes, produtores rurais e a população em geral puderam conhecer de forma mais aprofundada temas relacionados à prevenção das pragas quarentenárias monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro; mosca-da-carambola e raça 4 tropical da fusariose da bananeira; boas práticas na manipulação de agrotóxicos; regularização do produtor junto à Adaf; doenças dos animais como influenza aviária e raiva dos herbívoros; procedimentos para a regularização de agroindústrias e a importância do combate à clandestinidade.

Das três pragas quarentenárias abordadas, a monilíase, que foi apresentada ao público pelo engenheiro agrônomo da Adaf Acássio Eugênio, é a única já presente no Amazonas, na região do Alto Solimões, e tem como prejuízos principais a perda na produção de frutos, na renda dos agricultores e redução da oferta de cupuaçu e cacau no mercado. Já a mosca-da-carambola, praga ausente no Estado e que afeta a exportação de frutos brasileiros, visto que ataca mais de 30 espécies, como manga, pimenta-de-cheiro, goiaba, entre outras, foi explicada ao público pelo engenheiro agrônomo da autarquia Wellington Soares.

A FOC R4T, considerada a praga mais destrutiva das bananeiras e uma das dez pragas mais importantes na história da agricultura, trata-se de um fungo de solo de rápida disseminação e alta agressividade.

FOTO: Divulgação/Adaf

O fiscal agropecuário engenheiro agrônomo da Adaf, Michaell Santos, comandou a última palestra do primeiro dia de capacitação promovido pela Agência de Defesa. De forma didática, ele esclareceu as dúvidas dos presentes sobre as boas práticas na manipulação de agrotóxicos. O monitoramento de receituário, a legislação vigente, o cadastro de produtos e estabelecimentos e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) estiveram entre os destaques da palestra.

No Amazonas, a Adaf, por meio da Gerência de Fiscalização de Agrotóxicos (GFA), é o órgão responsável por fiscalizar o uso e comércio de agrotóxicos, seus componentes e afins.

Ao longo do segundo dia de capacitação, a técnica de fiscalização agropecuária da Adaf Adriele Ferreira expôs o passo a passo para a regularização do produtor junto à Adaf. Ferreira explicou como atua a autarquia, como é feito o cadastro de propriedades, a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a vistoria de propriedades, entre outros detalhes. Em seguida, o técnico fiscal agropecuário Antônio Edson Soares falou sobre a influenza aviária para uma plateia numerosa. Os registros de focos em aves silvestres e de subsistência e quando embargos precisam ser realizados estiveram entre as informações repassadas pelo servidor.

FOTO: Divulgação/Adaf

A última palestra do dia foi comandada pela médica veterinária da Adaf Nathália Oliveira. Com grande adesão do público, a servidora falou sobre como diferenciar os tipos de morcegos na abordagem da raiva dos herbívoros. A Adaf desenvolve um trabalho de acompanhamento, que inclui captura de morcegos hematófagos, para evitar a raiva em animais de produção. Os morcegos hematófagos podem causar anemia e transmitir raiva, uma das principais causas de mortalidade de herbívoros no Brasil, especialmente os bovinos.

FOTO: Divulgação/Adaf

Na sexta-feira, último dia de capacitação, os médicos veterinários da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) Jackson Júnior e Leonardo Assis abordaram o passo a passo para a regularização de agroindústrias junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM), e a importância da fiscalização no combate à clandestinidade.

Encerrado o ciclo de palestras, a Adaf segue presente até o último dia da Feira de Agronegócios da Nilton Lins, por meio do seu estande e do controle da movimentação de animais.

O post Adaf capacita mais de 160 pessoas na Feira de Agronegócios da Nilton Lins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Parceria entre FVS-RCP e Ministério da Saúde fortalece ações contra a tuberculose no Amazonas

Por Redacao 12 horas atrás

Governo do Amazonas faz transferência aérea de criança com doença autoimune para acompanhamento em hospital de referência em São Paulo

Por Redacao 13 horas atrás

Em quatro meses, Hospital 28 de Agosto realizou mais de 3,7 mil cirurgias de média e alta complexidade

Por Redacao 13 horas atrás

No Acre, governador Wilson Lima destaca avanços no mercado de carbono como alternativa econômica sustentável

Por Redacao 18 horas atrás

UGPE apresenta Trabalho Técnico Social (TTS) às famílias do futuro Complexo Habitacional Cachoeira Grande

Por Redacao 18 horas atrás

COP 30: Ciama assina protocolo para promover a gestão sustentável de resíduos sólidos no Amazonas

Por Redacao 18 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?