Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Representantes do comércio aprovam medidas do Governo do Amazonas para fortalecer economia na estiagem
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Representantes do comércio aprovam medidas do Governo do Amazonas para fortalecer economia na estiagem
Executivo

Representantes do comércio aprovam medidas do Governo do Amazonas para fortalecer economia na estiagem

Redacao 10 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Ações visam manter competitividade e minimizar os efeitos econômicos da seca

FOTOS: Alex Pazuello/ Secom

Representantes do comércio destacaram o impacto positivo das novas medidas anunciadas pelo governador Wilson Lima, na quarta-feira (24/07), que visam fortalecer as atividades econômicas do estado durante a estiagem. Entre elas, o parcelamento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para que empresas possam se preparar para a grande seca prevista para este ano.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-AM), Ralph Assayag, destacou que as medidas permitirão aumentar o estoque de produtos, evitando escassez e aumento de preços.

“Nós vamos comprar um pouco mais no mês de agosto e setembro, para que novembro não aconteça como no ano passado, que foi falta de 32% de produtos. Nós vamos trazer mais volume, evitar falta de produtos e, automaticamente, o crescimento do preço desses produtos”, explicou Ralph.

FOTO: Alex Pazuello/ Secom

Para facilitar a arrecadação do ICMS, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) publicará um decreto permitindo o pagamento de 50% do valor na data de vencimento e os outros 50% após 45 dias, válido para os meses de agosto a novembro. A medida beneficiará cerca de 26 mil contribuintes, principalmente do setor comercial.

O presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, avaliou o decreto de forma positiva já que a medida evita a descapitalização das empresas.

“Nós vamos ter 50% no momento da notificação e os outros 50% em até 45 dias. Isso não descapitaliza a empresa e o Estado perde menos em termos de inadimplência e judicialização. Isso são fatores que têm que ser somados e considerados”, disse Aderson.

FOTO: Alex Pazuello/ Secom

Medidas Judiciais e Ambientais

O governador Wilson Lima, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), entrará com uma representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para manter a concorrência justa no comércio. Essa ação visa combater o aumento das cobranças realizadas por empresas de transporte de contêineres, essenciais para a região.

Além disso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) liberou duas licenças ambientais prévias para a instalação de portos provisórios, facilitando o transporte e a logística para o Polo Industrial de Manaus.

O post Representantes do comércio aprovam medidas do Governo do Amazonas para fortalecer economia na estiagem apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, Manaus, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas libera mais de R$ 1 milhão em investimentos para fortalecer agricultura familiar em Manacapuru

Por Redacao 2 horas atrás

Festival de Parintins 2025: Barcos e lanchas se preparam para aumento de vendas com proximidade da festa dos bumbás

Por Redacao 2 horas atrás

Dia do Trabalhador Rural: A luta e o orgulho de produzir no coração do Amazonas

Por Redacao 19 horas atrás

Certificação de zona livre de febre aftosa aumenta expectativas de expansão internacional do segmento agropecuário do Amazonas

Por Redacao 19 horas atrás

Governador Wilson Lima apresenta comitiva que representará o Amazonas em evento que oficializa estado livre da febre aftosa sem vacinação

Por Redacao 20 horas atrás

FHAJ celebra 20 anos de residência médica, com mais de 300 especialistas formados no Amazonas

Por Redacao 20 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?