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Município

Prefeitura tem alta de 19,5% nos atendimentos de licenciamento

Portal Amazonense 2 semanas atrás
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De janeiro de 2021 a junho deste ano, mais de 242 mil atendimentos já foram realizados pelo sistema de licenciamento urbano da capital, segundo os dados da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Ao todo, são 242.733 serviços efetuados, somando os 5.703 do mês de junho, quando o Implurb registrou alta de 8,7%, comparando com o mesmo período de 2024, que foram 5.243.

No acumulado deste ano, são 32.676 serviços realizados, contra 22.098 de 2024, o que significa um incremento de 19,5%. O instituto somou 3.139 e-mails, 741 ligações e fez a formalização de 631 processos, além de ter 1.219 atendimentos presenciais.

“Estamos continuamente melhorando os sistemas e serviços prestados ao cidadão, reforçando a eficiência nos indicadores de gestão e processos internos, para dar celeridade a projetos e processos de licenciamento urbano, diariamente”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Todos os serviços e processos passam pela Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos e banco de dados.

Os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio de e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia. O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

Na página do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30; outros dois números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que estes canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.

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Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb

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