Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Idam recomenda medidas sanitárias de prevenção contra doença Newcastle na avicultura
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Idam recomenda medidas sanitárias de prevenção contra doença Newcastle na avicultura
Executivo

Idam recomenda medidas sanitárias de prevenção contra doença Newcastle na avicultura

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

A patologia causa morte da ave e compromete a atividade. O Amazonas não registra casos da doença viral desde 2006

Rio Preto da Eva – AM: 09/08/2023 – Produção e pavimentação do Ramal Sulivan Portela, no municópio de Rio Preto da Eva. FOTOS: ANTONIO LIMA/SECOM

FOTO: Divulgação/Idam

Com um caso confirmado da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul e o auto embargo adotado pelo Brasil na exportação de carne de aves, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recomenda aos avicultores amazonenses a adoção de medidas sanitárias para prevenir contaminação nas propriedades locais. A patologia é causada pelo vírus do grupo paramixovírus sorotipo 1 (APMV-1).

O Idam destaca que o Amazonas não registra casos da doença de Newcastle desde 2006, quando uma ave de subsistência testou positivo. No entanto, os cuidados são importantes na avicultura, pois a doença pode ser adquirida e transmitida por aves silvestres.

As aves migratórias podem se tornar vetores de contaminação após o contato com animais contaminados, o que pode levar a propagação do vírus pelo país. Por isso, assegura o zootecnista João Marcos Miranda, do Idam, a prevenção é a melhor “arma” contra a doença.

“Entre as principais medidas a serem adotadas estão a adoção do calendário de vacinação, a limpeza periódica dos equipamentos e instalações, além do uso de telas no aviário, que é obrigatório para proteger as aves do contato com aves silvestres”, frisou o zootecnista.

Doença viral

A doença de Newcastle causa problemas respiratórios, digestivos e neurológicos nas aves, que ficam debilitadas até a morte. Além disso, a patologia afeta diretamente o ganho de peso dos animais e ocasiona queda na produção de ovos, de acordo com Miranda.

Entre os sintomas da doença nas aves estão: dificuldade respiratória, espirros, tosse, diarreia, perda de apetite, diminuição na produção de ovos, ovos com casca deformada. Em caso de suspeita da doença, o avicultor deve notificar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), que acionará os órgãos federais.

Segundo o zootecnista, não existe tratamento para a doença de Newcastle e, em casos confirmados, é necessário realizar o abate de todas as aves que apresentarem sintomas. Após eliminar os animais, o avicultor deve realizar a limpeza e desinfecção de todo o ambiente, além da realização e elaboração de uma barreira sanitária.

O profissional esclarece que a doença é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida para o ser humano. “No caso de pessoas contaminadas, a Newcastle costuma causar uma conjuntivite leve, sem agravantes”, informou.

FOTOS: Divulgação/Idam

Exportação

Sobre o auto embargo adotado pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) para atender aos acordos internacionais junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), Miranda ressalta que o Estado do Amazonas não deve ser prejudicado.

“Uma vez que o raio de ação da barreira sanitária é de 50 quilômetros do foco diagnosticado da doença e as medidas preventivas e de contenção são direcionadas ao estado de origem, o avicultor amazonense não deve ser penalizado, cabendo a eles, a prevenção”, finalizou.

O post Idam recomenda medidas sanitárias de prevenção contra doença Newcastle na avicultura apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, Rio Preto da Eva, SECOM

Leia Também

Ciama recebe embaixador do Chipre e trata de investimento e cooperação técnica bilateral

Por Redacao 1 hora atrás

Governador Wilson Lima e ministra Márcia Lopes vistoriam obras da Casa da Mulher Brasileira

Por Redacao 1 hora atrás

Palácio Rio Negro: Exposição “Manaus Bonita” revela belezas da capital amazonense em 40 fotografias

Por Redacao 1 hora atrás

Governador Wilson Lima destaca importância dos servidores da Sefaz durante posse de novos concursados

Por Redacao 2 horas atrás

Horta caseira e cultura da melancia: Sepror qualifica 53 produtores Tikuna em Amaturá

Por Redacao 2 horas atrás

Do Purus para as finais: Lábrea conquista espaço no futsal do JEAs 2025

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?