Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governador Wilson Lima assina protocolo de intenções para participação de cientistas de órgãos e universidades no assessoramento técnico no Comitê de Enfrentamento à Estiagem
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governador Wilson Lima assina protocolo de intenções para participação de cientistas de órgãos e universidades no assessoramento técnico no Comitê de Enfrentamento à Estiagem
Executivo

Governador Wilson Lima assina protocolo de intenções para participação de cientistas de órgãos e universidades no assessoramento técnico no Comitê de Enfrentamento à Estiagem

Redacao 10 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

O protocolo fortalece a criação do Comitê Técnico-Científico, que foi instituído, no dia 5 de julho, pelo governador

Foto: Diego Peres / Alex Pazuello / Secom

O governador Wilson Lima assinou, nesta terça-feira (23/07), um protocolo de intenções para participação de cientistas de órgãos e universidades no assessoramento técnico no Comitê de Enfrentamento à Estiagem. O protocolo fortalece a criação do Comitê Técnico-Científico, que foi instituído, no dia 5 de julho, pelo governador. A assinatura ocorreu na Sede do Governo, bairro compensa, zona oeste, durante o anúncio de investimentos para novos editais na área Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O trabalho do Comitê Técnico-Científico será coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Fapeam, e agrega cientistas de órgãos do governo, universidades e instituições de pesquisas, que atuam na área de fenômenos climáticos.

“Esse é um protocolo de intenções para troca de informações, troca de relatórios e entendimento de percepções sobre os eventos climáticos que estamos enfrentando desde o ano passado. Todas essas orientações e informações são importantes na tomada de decisões por parte do Governo do Estado”, disse o governador Wilson Lima.

Foto: Diego Peres / Alex Pazuello / Secom

O protocolo envolve a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental), Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

“O protocolo foi para reiterar a importância dessas instituições e para convidá-las, e todas elas aceitaram para estarem conosco, dialogando, trazendo informações atuais, para que nós possamos, por meio de resultados de pesquisa e de notas técnicas, orientar o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Mudanças Climáticas Ambientais”, explicou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

O Comitê Técnico-científico será composto por especialistas titulares, e os respectivos suplentes, em temas específicos relacionados às Mudanças Climáticas Extremas: Recursos Hídricos e Energéticos; Saúde Pública; Educação Ambiental; Ações Degradantes; Impacto Econômico; Prevenção, Mitigação e Adaptação; Segurança Social e Alimentar; Transporte; Florestas e Clima; Impactos de Pesquisas Aplicadas e Tecnológicas.

Entre as atribuições estão, manter banco de dados atualizado, apresentar estudos e pareceres opinativos sobre estratégias de prevenção, mitigação e adaptação às problemáticas estudadas e suas consequências, fomentar estudos por missão e propor campanhas de sensibilização são algumas das competências do Comitê Científico.

“Todo o conhecimento produzido pelos pesquisadores de todas as instituições vão somar esforços para que o Governo do Amazonas possa tomar as melhores decisões e ações corretivas e preventivas no sentido de minimizar os danos da estiagem. Então, tudo isso precisa ser combatido com ciência, com tecnologia e com informação”, destacou o reitor da UEA, André Zogahib.

Foto: Diego Peres / Alex Pazuello / Secom

Apoio

O Comitê Técnico-Científico tem o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS); e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); do Meio Ambiente (Sema); da Fazenda (Sefaz); de Educação e Desporto Escolar; de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb); de Energia, Mineração e Gás (Semig); de Saúde (SES); de Comunicação (Secom); de Produção Rural (Sepror); de Assistência Social (SEAS); de Infraestrutura (Seinfra); de Estado das Cidades e Territórios (SECT); Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam); Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e Defesa Civil do Estado do Amazonas.

O post Governador Wilson Lima assina protocolo de intenções para participação de cientistas de órgãos e universidades no assessoramento técnico no Comitê de Enfrentamento à Estiagem apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas libera mais de R$ 1 milhão em investimentos para fortalecer agricultura familiar em Manacapuru

Por Redacao 21 minutos atrás

Festival de Parintins 2025: Barcos e lanchas se preparam para aumento de vendas com proximidade da festa dos bumbás

Por Redacao 21 minutos atrás

Dia do Trabalhador Rural: A luta e o orgulho de produzir no coração do Amazonas

Por Redacao 17 horas atrás

Certificação de zona livre de febre aftosa aumenta expectativas de expansão internacional do segmento agropecuário do Amazonas

Por Redacao 17 horas atrás

Governador Wilson Lima apresenta comitiva que representará o Amazonas em evento que oficializa estado livre da febre aftosa sem vacinação

Por Redacao 18 horas atrás

FHAJ celebra 20 anos de residência médica, com mais de 300 especialistas formados no Amazonas

Por Redacao 18 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?