Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos
Executivo

Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos

Redacao 12 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Município recebeu um detalhamento topográfico da cidade, instalação de monitor de qualidade do ar e oficina para monitoramento hidrológico

Foto: Divulgação/Sema

Nesta terça-feira (30/07), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) deu continuidade aos trabalhos para monitoramento e gestão de recursos hídricos no Amazonas. O município beneficiado, desta vez, foi Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), com uma oficina de implementação do Sistema de Alerta Precoce, com detalhamento topográfico da cidade e instalação de um monitor de qualidade do ar.

A oficina de implementação do Sistema de Alerta Precoce foi organizada em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), dando prosseguimento em Lábrea (a 702 quilômetros) nesta quarta-feira (31/07). O Sistema aplicado no Amazonas contempla as bacias do rio Madeira, Alto Purus e Alto Juruá.

“A Sema vem articulando reuniões com os atores públicos locais para entender os principais gargalos do monitoramento e oferecer subsídios para implementação do sistema de monitoramento hidrológico para essas bacias”, explicou o gestor da Assessoria de Recursos Hídricos (Asshid) da Sema, Maycon Castro.

O Sistema de Alerta Precoce objetiva monitorar toda a calha de um rio, desde as nascentes até seu término. O monitoramento é integrado com a Intervenção Trinacional Bolívia – Brasil – Peru, executado no âmbito do Projeto Bacia Amazônica – Implementação do Programa de Ações Estratégicas da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Foto: Divulgação/Sema

Mapeamento regional

Também em Humaitá, ocorreu uma reunião com a Secretaria de Obras do município. Na ocasião, a Sema apresentou os produtos gerados a partir do Mapeamento de Precisão da região. Foram expostos os produtos cartográficos de alta resolução espacial, com detalhamento topográfico da cidade.

Segundo o gestor, a topografia de detalhe entregue facilitará a implementação de uma rede de drenagem, além de outras infraestruturas públicas no âmbito municipal, permitindo que o município se planeje melhor nessas ações.

“Esse produto vai auxiliar no sistema de drenagens urbanas e outros tipos de obras, como a disposição de resíduos, esgotamento sanitário. Vale frisar também que esse nível de mapeamento tem um custo muito alto para o município e a Sema conseguiu entregar sem custo nenhum”, explicou.

Qualidade do Ar

Durante os trabalhos, por meio da Defesa Civil do Amazonas, foi instalado um medidor de qualidade do ar no município. O equipamento fornece dados de observação da quantidade de material particulado presente no ar, estimada pelo equipamento através de dois canais de lasers.

Foto: Divulgação/Sema

Humaitá é o 13º município a receber o aparelho, que já foi instalado em Autazes, Careiro Castanho, Codajás, Itapiranga, Manaquiri, Maraã, Nhamundá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará.

O Governo do Estado planeja expandir a rede de monitoramento para todos os municípios do interior, criando uma base de dados robusta que contribuirá para o planejamento e a execução de políticas ambientais mais eficazes.

O post Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Autazes, Careiro, Codajás, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, Humaitá, Itapiranga, Juruá, Lábrea, Manaquiri, Manaus, Maraã, Nhamundá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, SECOM, Silves, Urucará

Leia Também

Regularização fundiária impacta a economia regional e pode valorizar em até 70% os imóveis

Por Redacao 2 minutos atrás

São Sebastião do Uatumã: Grupo de 90 prestadores de serviços passa por qualificação em serviços turísticos

Por Redacao 2 horas atrás

‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

Por Redacao 2 horas atrás

‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

Por Redacao 2 horas atrás

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

Por Redacao 2 horas atrás

Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?