Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas
Executivo

Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas

Redacao 6 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Estratégia permite o monitoramento de demanda de atendimentos por Síndrome Gripal

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

O monitoramento sentinela é uma estratégia da vigilância epidemiológica para detectar o comportamento de doenças. No Amazonas, é realizada a vigilância sentinela de vírus respiratórios pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a qual corresponde às amostras de materiais biológicos encaminhadas, pelos municípios cadastrados como unidades sentinelas para vírus respiratórios, e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), também integrante da Fundação.

Semanalmente, a FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga o cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, às segundas-feiras, por meio de informe que ficam disponíveis no site da instituição (https://www.fvs.am.gov.br). O objetivo é identificar a proporção de síndrome gripal, fornecendo informação oportuna e de qualidade para o planejamento e adequação do tratamento.

De forma prática, a vigilância sentinela é realizada em serviços em saúde com demanda espontânea, como pronto-atendimentos, emergência e ambulatório. “O monitoramento sentinela é composto por serviços de saúde de forma integrada. Contamos com a parceria de equipes de vigilância em saúde municipais no intuito de fortalecer, cada vez, esse cenário”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Monitoramento sensível

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

A articulação junto aos municípios é realizada por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, via Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis. Esse contato próximo com as equipes municipais é realizado de forma remota ou presencial com ações programadas de vigilância epidemiológica com apoio técnico das coordenações municipais de vigilância.

A visita técnica mais recente está sendo realizada em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). A ação iniciou na quarta-feira (11/06) e se encerra nesta sexta-feira (13/06). A gerente de vigilância de doenças transmissíveis, Lilian Furtado, destaca que os monitoramentos visam a análise de estratégias locais de vigilância epidemiológica.

“Em todos os municípios, fortalecemos as estratégias das equipes municipais em diferentes frentes, como a inserção de dados em sistemas de informação e a articulação intersetorial nas ações de prevenção e controle”, ressalta Lilian, acrescentando que as ações são voltadas para doenças de notificação obrigatória que podem representar riscos à saúde pública.

O coordenador de vigilância epidemiológica de São Gabriel da Cachoeira, Francisney Batista, destaca a importância das ações para prevenção de doenças infecciosas. “Recebemos a equipe da FVS-RCP, o que vem a fortalecer as ações integradas com foco na prevenção e diagnóstico. A parceria fortalece a vigilância em saúde no município e contribui para a proteção da nossa população”, disse.

Durante as visitas técnicas, equipes de vigilância epidemiológica da FVS-RCP acompanham as ações de unidades de saúde, fortalecendo a prevenção e controle de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), covid-19, influenza, unidade sentinela de síndrome gripal, doenças de transmissão hídrica e alimentar, doenças diarreicas agudas, rotavírus, doenças de transmissão vetorial e zoonoses, arboviroses, anomalias congênitas, doenças imunopreveníveis, sarampo, paralisia flácida aguda, tétano, coqueluche, varicela, meningite e mpox.

O post Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Castramóvel da Sepet abre agendamento para o bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus

Por Redacao 24 minutos atrás

Governador Wilson Lima entrega 132 novas viaturas para a Polícia Civil e reforça modernização da segurança pública no Amazonas

Por Redacao 26 minutos atrás

Caso Benício: Polícia Civil amplia investigações após acareação entre principais envolvidas

Por Redacao 45 minutos atrás

Cenário nacional: FVS-RCP compartilha avanços na prevenção do HIV, sífilis e hepatites no Amazonas

Por Redacao 1 hora atrás

CGE-AM inicia “Dezembro Transparente” com reunião interna e apresentação do balanço anual de 2025

Por Redacao 1 hora atrás

Maternidade Chapot Prévost recebe certificação de “Hospital Amigo da Criança”, do Ministério da Saúde

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?