Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Festival de Parintins 2024: Boi Garantido leva sustentabilidade para a arena com a produção de penas artesanais
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Festival de Parintins 2024: Boi Garantido leva sustentabilidade para a arena com a produção de penas artesanais
Executivo

Festival de Parintins 2024: Boi Garantido leva sustentabilidade para a arena com a produção de penas artesanais

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

A exemplo do ‘Recicla, Galera’, a produção tem o objetivo de causar o mínimo de impacto à natureza

FOTOS: Mauro Neto/Secom

Há quatro anos, o Governo do Amazonas trabalha para tornar o Festival de Parintins mais sustentável, por meio do ‘Recicla, Galera’, uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Sistema Coca-Cola Brasil. A exemplo do trabalho do Estado, de coleta e reciclagem, o Garantido resolveu investir na produção de penas artesanais para causar o mínimo de impacto à natureza.

”O ‘Recicla, Galera’ vem ser esse braço de Sustentabilidade do Festival de Parintins e é muito bacana juntar forças às ações já desenvolvidas pelos próprios bumbás. Cantamos e mostramos a Amazônia para o mundo, então nada mais justo que fazermos isso na prática da realização da nossa festa também”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Para o Festival de Parintins deste ano, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, o bumbá vermelho e branco alcançou a marca de 125 mil penas produzidas. Para o coordenador de figurinos, Afonso Filho, o Boi Garantido caminha, cada vez mais, para ser um bumbá mais sustentável dentro e fora do Bumbódromo.

“Este ano viemos mais fortes e imitando a pena de vários pássaros da Amazônia. O custo era muito alto antes, porque a gente mandava buscar de fora, da China e Argentina. Esse material atual pode ser utilizado por uns 4 anos, então podemos reciclar e utilizar em outros festivais”, destacou o coordenador de figurinos, Afonso Filho.

FOTO: Mauro Neto/Secom

Dentro da Cidade Garantido, complexo arquitetônico que abriga o curral e o galpão, há um grande setor chamado ‘Tribal’. É dentro dele que as penas artesanais utilizadas nas indumentárias dos itens são feitas e montadas diretamente no produto final.

A produção inicial das peças é feita em um local secreto, onde só um trabalhador do Garantido tem acesso. Com o material já pré-pronto, ele é encaminhado para a equipe de auxiliares tribais, formada 100% por mulheres, que é responsável por fazer o molde, colocar a tarisca (um pedaço de madeira fina e comprida) e depois realizar os acabamentos.

O resultado é um material que pode ser confundido facilmente com penas naturais, o que dá veracidade ao trabalho feito pelas mãos da equipe. Com todo o processo de produção em Parintins, o bumbá consegue produzir por dia de 2 a 3 mil penas.

“Nós somos seis mulheres e conseguimos finalizar o serviço no tempo certo por aqui. É um trabalho que a gente faz por amor para não ir de qualquer jeito, porque gostamos de fazer perfeito. Podem até pensar que são penas verdadeiras, mas não são, elas são bem-feitas”, disse a auxiliar tribal, Ioney Menezes.

FOTO: Mauro Neto/Secom

‘Recicla, Galera’

Para 2024, a meta do “Recicla, Galera” é ampliar a coleta e alcançar pelo menos oito toneladas, fortalecendo a sustentabilidade como um dos pilares do Festival de Parintins, ao lado da Cultura, do Turismo e do fomento à empregabilidade e renda.

Desde segunda-feira (24/06), as pessoas que circularem pela ilha podem ver diversas ações em prol da gestão de resíduos no local, como educação ambiental, voluntariado, capacitação dos trabalhadores e fortalecimento da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

Campanha

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou uma nova edição da campanha “Não tire as penas da vida”, antecedendo a realização do tradicional Festival de Parintins. O intuito é orientar as pessoas sobre a importância da vida silvestre e a necessidade de respeitá-la, mostrando a ilegalidade do comércio envolvendo artigos retirados da fauna local.

O post Festival de Parintins 2024: Boi Garantido leva sustentabilidade para a arena com a produção de penas artesanais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, Parintins, SECOM

Leia Também

Festival de Férias tem início com atividades lúdicas e culturais para crianças em Manaus

Por Redacao 8 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (05/07)

Por Redacao 10 horas atrás

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

Por Redacao 13 horas atrás

Corrida do Fogo terá ‘experiência bombeiro’ com tirolesa, passeio de viatura e tanques de crioterapia

Por Redacao 13 horas atrás

Teatro Amazonas: Trupe Ave Lola apresenta espetáculo premiado ‘Manaós – Uma saga de luz e sombra’

Por Redacao 13 horas atrás

‘NuAnces’ leva magia e ancestralidade ao Largo de São Sebastião neste sábado

Por Redacao 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?